Força Aérea Checa oficializa encomenda de 24 caças F-35 Lightning II

República Tcheca e EUA assinaram uma Carta de Oferta e Aceitação para viabilizar entrega das aeronaves de 5ª geração da Lockheed Martin a partir de 2031
Caça F-35A (USAF)

A República Tcheca é a mais nova cliente do caça de 5ª geração F-35 Lightning II, da Lockheed Martin. Os governos do país europeu e dos Estados Unidos assinaram uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA na sigla em inglês) para viabilizar uma encomenda de 24 aeronaves de combate.

Segundo a Lockheed, os F-35 tchecos serão recebidos a partir de 2031 e configurados no padrão “Bloco 4”, o mais avançado em desenvolvimento. Eles substituirão os 14 Saab Gripen C/D atualmente em serviço.

Assim como outros países parceiros dos EUA, a República Tcheca terá acesso aos caças furtivos por meio do programa de Vendas Militares ao Exterior (FMS).

“Estamos satisfeitos que o governo da República Tcheca agora faça parte oficialmente do programa F-35 Lightning II”, disse o Tenente-General da Força Aérea dos EUA Mike Schmidt, oficial executivo do programa. “Esta parceria com o Ministério da Defesa Checo irá fornecer e manter as aeronaves F-35 durante décadas, ao mesmo tempo que proporcionará à Força Aérea Checa uma interoperabilidade incomparável e garantirá que esta tenha a capacidade de combater ameaças atuais e futuras.”

“Com a assinatura da Carta de Oferta e Aceitação entre a República Tcheca e os governos dos EUA, a República Tcheca se torna a 18ª nação a aderir ao programa global F-35”, disse Bridget Lauderdale, vice-presidente da Lockheed Martin e gerente geral do programa F-35.

Caça Gripen C da República Tcheca (CAF)

O pacote, cujo valor não foi revelado, inclui também formação de pessoal, atendimento e apoio logístico, e desenvolvimento de outros serviços de apoio.

Sem concorrentes diretos, o F-35 vai aos poucos tornando-se o caça mais utilizado pelas forças aéreas da Europa, com mais de 10 países em sua lista de operadores atual e futura.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo a Lockheed, nos anos 2030, a Europa deverá ter mais de 600 caças F-35 em operação, incluindo dois esquadrões da Força Aérea dos EUA (USAF) estacionados na Base Aérea de Lakenheath, no Reino Unido.

A companhia dos EUA afirmou ter entregue mais de 990 F-35 que estão espalhados por 32 bases no mundo.

Total
0
Shares
Previous Post

Gol recebe aprovação inicial de Tribunal de Falências dos EUA

Next Post
Boeing 737 MAX 7

Boeing desiste de “atalho” para certificar o jato 737 MAX 7

Related Posts
Total
0
Share