Força Aérea da Alemanha aposenta último A310 MRTT

Aeronave de transporte e reabastecimento aéreo será substituída pelos A330 MRTT operados pela Unidade Multinacional MRTT, da OTAN
O último A310 MRTT da Luftwaffe (Ronnie Macdonald)

A Força Aérea da Alemanha (Luftwaffe) retirou de serviço no dia 15 de junho seu último A310-304 MRTT. A aeronave de transporte e reabastecimento aéreo baseada no widebody da Airbus estava em operação desde 1990 como parte de uma frota de sete jatos.

Originalmente, a última aeronave, designada 10+25, deveria ter sido aposentada em fevereiro, mas a invasão russa à Ucrânia motivou a Luftwaffe a mantê-la ativa.

No entanto, o A310 MRTT teve que ser desativado em junho por conta da necessidade um “Check D”, que levaria meses para ser concluído.

Segundo relatos, o jato de reabastecimento aéreo será repassado para a Real Força Aérea do Canadá, única a manter o A310 MRTT em serviço, mas apenas como fonte de peças de reposição.

Para o lugar do A310, a Luftwaffe contará com o A330 MRTT, fornecidos pela Unidade Multinacional MRTT, da OTAN, baseada na Holanda, mas que ainda não está operacional.

Enquanto isso, a Alemanha disponibilizará alguns turboélices A400M para missões de reabastecimento aéreo e também de evacuação aeromédica, outras das tarefas atribuídas ao A310-304 MRTT.

O A310 estreou em 1983 com a Swissair (Steve Fitzgerald)

Widebody de longo alcance

O A310 foi a segunda aeronave a ser lançada pela Airbus, no anos 70. Baseado no maior A300, o jato bimotor oferecia menos capacidade de passageiros, porém, um alcance maior e alguns sistemas mais avançados como o “cockpit de vidro”. No entanto, apenas 255 aeronaves foram fabricadas até 1998, quando a linha de montagem foi fechada.

A Luftwaffe adquiriu sete A310 no final dos anos 80, quatro dos quais convertidos para reabastecimento aéreo. Os outros três foram usados para transporte, incluindo variantes VIP.

Total
47
Shares
Previous Post

MD-82 da República Dominicana pega fogo após pouso em Miami

Next Post

Saab quer vender sua torre de controle digital no Brasil

Related Posts
Total
47
Share