Futuro avião da LATAM, A321XLR completa voo de mais de 13 horas

Protótipo da aeronave de ultra longo alcance poderá realizar voos em distâncias de até 8.700 km e deve entrar em serviço em 2024
O primeiro protótipo do A321XLR fez o voo inaugural em 15 de junho de 2022 (Airbus)
O primeiro protótipo do A321XLR fez o voo inaugural em 15 de junho de 2022 (Airbus)

O Airbus A321XLR provou nesta terça-feira, 13, do que é capaz. A versão de ultra longo alcance da família A320neo realizou um voo emblemático pela Europa que durou 13 horas e 15 minutos.

O protótipo de registro F-WXLR, o primeiro a realizar um voo em junho, decolou de Toulouse, no sul da França, em direção à Irlanda, de lá fez uma curva à direita no sentido da Noruega e então seguiu para o sul, passando pela Alemanha, República Tcheca, Áustria e Itália até sobrevoar a Sicília. Na última etapa, passou pela ilha da Sardenha para então pousar na sede da Airbus.

No caminho, ainda houve tempo para desenhar as letras “XLR” sobre o litoral da França e assim fazer um “aceno” aos fãs que acompanham a aeronave nos sites de rastreamento de ADS-B.

Nas asas da LATAM

Lançado em junho de 2019, o A321XLR é uma aeronave única no mundo. Graças ao projeto mais moderno que o rival Boeing 737, a aeronave da Airbus pode comportar um tanque extra na fuselagem sem perder capacidade e assim proporcionar uma vantagem imbatível em matéria de autonomia.

São nada menos que 8.700 km de alcance, que permitirá que a aeronave assuma rotas hoje só possíveis pelos caros e pesados widebodies.

LATAM deve receber primeiro A321XLR em 2025 (Airbus)

No Brasil, a LATAM é por enquanto a única cliente do modelo já que a Azul ainda não decidiu se contará com a versão em sua frota. A companhia aérea receberá seus primeiros A321XLR em 2025, por meio de leasing, mas também já confirmou pedidos firmes.

A Airbus espera entregar o primeiro A321XLR no segundo trimestre de 2024 após atrasos no desenvolvimento postergarem a data em um ano. A empresa ainda precisará cumprir requerimentos de segurança relacionados ao tanque de combustível localizado logo abaixo da cabine de passageiros, que foi solicitado pela FAA, dos EUA.

 

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  1. Acho que a Airbus não esperava tamanho sucesso deste modelo. É o produto certo no momento certo, após os últimos anos em que o mercado aeronáutico mudou de forma significativa. Parabéns à fabricante “francesa”!

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