Gripen NG da FAB será armado com canhão alemão

SAAB seleciona canhão alemão Rheinmetall BK27 de 27 mm para a nova geração do caça
O canhão do Gripen NG tem o mesmo princípio do revolver, com um tambor de munições (Rheinmetall)
O canhão do Gripen NG tem o mesmo princípio do revolver, com um tambor de munições (Rheinmetall)
O canhão do Gripen NG tem o mesmo princípio do revolver, com um tambor de munições (Rheinmetall)
O canhão do Gripen NG tem o mesmo princípio do revolver, com um tambor de munições (Rheinmetall)

A fabricante sueca Saab assinou nessa terça-feira (1) o contrato para o fornecimento de canhões para os caças Gripen NG da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Suécia. A empresa escolhida foi alemã Rheinmetall, com o modelo BK27 de 27 mm.

Variações desse mesmo canhão também equipam aeronaves como o Panavia Tornado e o Eurofighter Typhoon, além da primeira geração do Gripen. A Rheinmetall também vai fornecer munições e peças de reposição. O uso do canhão alemão já era previsto desde o início do projeto do Gripen NG, mas ainda não havia sido oficializado.

Segundo comunicado da empresa alemã, serão fornecidos canhões para 88 aeronaves entre 2017 e 2025, período em que os caças serão produzidos. O Gripen NG é um projeto da Saab em parceira com a Embraer, que também vai produzir o caça no Brasil. As primeiras unidades serão incorporadas à FAB a partir de 2018 – o Brasil já encomendou 36 aeronaves.

Chumbo grosso!

O canhão BK27 tem o mesmo princípio do revolver, como o tradicional “38”. As munições, enormes balas com dimensões semelhantes a de uma garrafa long-neck, são armazenadas em um tambor. A diferença é que a cada disparo o cartucho é rapidamente ejetado e um novo é recolocado. O modelo que será usado no Gripen NG pode disparar até 1.700 balas por minuto.

O conjunto do canhão alemão tem cerca de 2,30 metros e pesa 100 kg, isso sem contar as munições. Cada projetil pesa aproximadamente 260 gramas – cada caça leva um canhão e 120 balas.

O Gripen NG vai carregar 120 munições (Rheinmetall)
O Gripen NG vai carregar 120 munições (Rheinmetall)

Outras armas do Gripen NG

Além do canhão alemão, que pode ser aplicado em missões de interceptação de aeronaves hostis ou ataque ao solo, o Gripen NG poderá ser equipado com um variado arsenal de mísseis e bombas “inteligentes” guiadas a laser.

O próximo caça da FAB será habilitado para disparar mísseis de longo alcance, como o norte-americano AIM-120 AMRAAM, capaz de abater aeronaves hostis a 120 km de distância. São os chamados ataques “Beyond Visual Range”, além do alcance visual do piloto. Mas não do radar da aeronave.

O canhão pode ser aplicado no abate de aeronaves hostis ou ataque ao solo (Saab)
O canhão pode ser aplicado no abate de aeronaves hostis ou ataque ao solo (Saab)

Outras armas do Gripen NG do Brasil serão os mísseis A-Darter, para ataque ao solo, e o MAR-1, anti-navio. Os dois equipamentos estão sendo projetados pela empresa brasileira de material bélico Mectron e a Denel Dynamics, da África do Sul.

Veja mais: Os estranhos e originais aviões de guerra da Suécia

Total
0
Shares
8 comments
  1. O missil AIM 120 AMRAAM é de médio alcance ate 40 km e não de longo como, por exemplo o phoenix que equipava o F14

  2. Sinceramente não sei por que um caça de quarta geração precisa de um canhão, haja visto que deveria ser produzido para abater alvos a quilometros de distância antes de ser detectado… Um canhão em um caça de quarta geração é o mesmo que um piloto de Zero carregando uma katana no cockpit.

  3. Gustavo, você está equivocado…. Ele é além do alcance visual. Principalmente as novas versões dos mesmos. Há uma vasta gama de leitura sobre o mesmo na internet, inclusive descrições de combates na Guerra do Golfo que ainda usavam a primeira geração do mesmo.

  4. Mais a quarta geração é isso, surpreender o inimigo. se todos forem stealth uma hora alguém vai se encontrar com o outro muito perto e AÍ? Chumbo grosso!

  5. A informação sobre a quantidade de balas por caça não deve estar correta, pois, se o canhão dispara 1700 tiros por minuto, 120 balas dariam para apenas uns 4 segundo de disparo…
    Acredito que deva ser bem mais que isso…

  6. Vinicius Neves, 1700 TPM é uma cadência teórica. se você pegar o tempo que canhão leva para dispara 10 tiros e compara com o que é possível fazer em 1 minuto chega-se a esse número, por exemplo. 120 cartuchos é pouco se você comparar por exemplo com o AMX que leva 2 canhões de 30 mm com 150 tiros cada, mas nada perto do 1700 tiros descrito como sendo sua cadência

  7. Não existe bala .. Existe munição e o que sai da munição após sua detonação é o projétil ….

Comments are closed.

Previous Post
Curiosamente, o prefixo "BR" não é utilizado por nenhum país (TAM)

Entenda o significado das “placas” dos aviões

Next Post
A parte danificada foi encontrada pelo americano Blaine Gibson, que está em busca de destroços do voo MH370 (reprodução/News.com.au)

Peça encontrada na África pode ser do voo MH370

Related Posts
Total
0
Share