Grupo Latam vende seis jatos Airbus A320 para o “ferro velho”

Aeronaves foram adquiridas pela empresa chinesa CAAM para serem desmontadas e recicladas
Bye Bye Brasil: O A320 PT-MZT, que voava com a TAM/LATAM desde 2001, foi embora em junho (Joao Carlos Medau)

O Grupo Latam Airlines está se desfazendo de seis jatos Airbus A320. As aeronaves foram compradas pela empresa chinesa China Aviation Aftermarket Holdings Limited (CAAM), que será responsável por desmontá-las e reciclá-las.

O primeiro A320 ex-Latam, que voava com o registro PT-MZT, foi enviado no mês passado para seu destino final, o centro de reciclagem de aeronaves da CAAM em Tupelo, no estado do Mississippi, nos Estados Unidos, apurou o AIRWAY. O modelo estava em serviço com a divisão brasileira da Latam (antiga TAM Linhas Aéreas) desde junho de 2001.

De acordo com a CAAM, as demais aeronaves serão transportadas em etapas para o local de desmantelamento nos EUA até o primeiro trimestre 2023. Ainda não temos informações sobre quais são as demais aeronaves dispensadas e de qual divisão do grupo elas sairão (a Latam Airlines tem operações na Argentina, Brasil, Chile, Equador e Peru).

“Desenvolvemos o programa de renovação da frota da LATAM para levar em consideração o ciclo de vida completo de nossas aeronaves. Por meio de acordos com os principais atores do setor, como a CAAM, podemos trabalhar para atingir esse objetivo e manter nossos compromissos ambientais”, disse Juan José Tohá, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo LATAM Airlines.

Passado a pior parte da pandemia de Covid-19 e com a retomada na demanda por transporte aéreo, o grupo Latam voltou a se dedicar com mais afinco ao seu plano de renovação de frota. No mês passado, por exemplo, a empresa voltou a receber um A320neo após um período de 30 meses. Ao todo, a companhia aérea encomendou 70 exemplares do jato da Airbus.

A LATAM voltou a receber jatos A320neo novos em 2022 (Alexandro Dias/CC)

Total
62
Shares
Previous Post

Veja o primeiro Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa

Next Post

Propostas pela ITA Airways não teriam empolgado governo italiano

Related Posts
Total
62
Share