Jato regional SpaceJet tem um de seus protótipos desmontado

Mitsubishi também desativou o centro de testes de voo do jato regional que operava em Moses Lake, nos EUA
Jato SpaceJet M90
Jato SpaceJet M90 (Anna Zvereva)

Um dos protótipos do jato regional SpaceJet M90, de matrícula JA23MJ, foi desmontado nos EUA, de acordo com o site Aviation Wire, do Japão.

A aeronave de testes era conhecida como “Unidade 3” e havia realizado o voo inaugural em novembro de 2016. O mesmo site revelou que o SpaceJet número de série 10003 havia perdido seu registro japonês em 14 de março.

Além disso, a Mitsubishi, fabricante da aeronave, encerrou as atividades do centro de testes de voo de Moses Lake (MFC) no final de março. A unidade era usada para realizar voos de certificação do programa SpaceJet e contava com outros três protótipos cujo destino é incerto.

O jato M90 de matrícula JA23MJ ficou conhecido por ter sido pintado com as cores da All Nippon Airways, seu primeiro cliente. Mais tarde, quando a Mitsubishi rebatizou o programa como SpaceJet, a aeronave recebeu uma nova pintura, com a qual encerrou seus voos em 2020.

A Mitsubishi completou cinco aeronaves desde o início do projeto, além de ter outras estruturas parcialmente montadas no Japão.

Mitsubishi SpaceJet
O jato de registro JA23MJ ainda com as cores da ANA (Mitsubishi)

Enormes atrasos

O programa MRJ (Mitsubishi Regional Jet) foi anunciado em 2007 com o objetivo de recolocar o Japão no segmento de aviação comercial. Com um projeto bastante moderno e capacidade entre 70 e 96 passageiros, os jatos regionais MRJ90 e MRJ70 deveriam ser concorrentes dos E-Jets, da Embraer, e que tem obtido enorme sucesso desde os anos 2000.

No entanto, o desenvolvimento da aeronave se prolongou além do esperado. Em vez de entrar em serviço em 2013, o jato regional japonês voou pela primeira vez apenas em novembro de 2015.

Em 2019, a Mitsubishi renomeou o programa como SpaceJet e trocou o MRJ70 pelo modelo SpaceJet M100, que pretendia atender as cláusulas de escopo das companhias aéreas regionais dos EUA.

A pandemia do Covid-19 e consequentemente o alto custo do programa motivaram a Mitsubishi a suspender os trabalhos no final de 2020.

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