Jatos Embraer têm problema com óleo do motor e são afastados do voo na Bélgica

Companhia aérea TUI fly aterrou seus três E195-E2 porque faltam peças de reposição nos turbofans Pratt & Whitney GTF

Jato E195-E2 da TUI
Jato E195-E2 da TUI (TUI)

A companhia aérea TUI fly Belgium teve que aterrar seus três Embraer E195-E2 por problemas de consumo de óleo dos motores GTF, disse a Aviation Week.

Enquanto um dos jatos de 136 assentos está parado há meses, os dois restantes, matrículas OO-ETB e OO-ETA, foram retirados de serviço em 22 e 26 de julho.

O problema fez a Tui fly suspender temporariamente os voos a partir do Aeroporto de Antuérpia já que os E2 eram as únicas aeronaves que conseugem operar lá em sua frota.

Segundo um porta-voz da TUI, as aeronaves ainda não puderam ser reparadas porque faltam de peças de reposição.

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Os jatos E2 da Embraer são equipados com os motores PW1900G, fornecidos pela Pratt & Whitney e que usam a exclusiva tecnologia de engrenagens que confere grande economia de combustível.

Os E195-E2 da TUI são alugados pela AerCap
Os E195-E2 da TUI são alugados pela AerCap (Embraer)

No entanto, o turbofan tem apresentado problemas de desgaste precoce que exigem reparos demorados. A Pratt & Whitney não tem conseguido dar conta de tantas aeronaves afetadas já que o GTF é usado também no A220 e na família A320neo.

Embora menos exigido que as variantes PW1100G (A320neo) e PW1600G (A220), o turbofan usado pelo E195-E2 também tem obrigado alguns clientes a armazenarem alguns aviões à espera de reparo, como ocorreu com a KLM Cityhopper recentemente.

A TUI fly voa com os E195-E2 desde maio de 2023 por meio de um acordo de leasing com a AerCap. As três aeronaves foram entregues originalmente para a Belavia, transportadora de bandeira da Bielorrusia.

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