Juiz bloqueia fusão entre as companhias aéreas JetBlue e Spirit nos EUA

Magistrado William Young justificou decisão como um ato de defesa de passageiros que dependem das tarifas acessíveis da Spirit Airlines
JetBlue e Spirit tiveram um dia difícil

Um juiz federal bloqueou o acordo de aquisição da Spirit Airlines pela JetBlue nesta terça-feira, 16 de janeiro, seguindo o entendimento do Departamento de Justiça dos EUA de que o negócio é nocivo para a concorrência no transporte aéreo.

O juiz William Young afirmou que a JetBlue pretende converter os aviões da Spirit para o layout da JetBlue, elevando os valores das tarifas.

Na decisão, o magistrado afirmou que “A eliminação do Spirit prejudicaria os viajantes preocupados com os custos que dependem das tarifas baixas do Spirit”.

O valor das ações da Spirit na Bolsa de Valores caiu pela metade enquanto as da JetBlue perdiam 9% nesta quarta-feira.

O acordo de compra foi fechado em julho de 2022 pelo valor de US$ 3,8 bilhões após meses em que a Spirit foi assediada pela JetBlue enquanto buscava aprovar uma fusão com a Frontier Airlines.

A união das duas empresas poderá criar a 5ª maior companhia aérea dos EUA, atrás apenas da Delta, American, United e Southwest.

O primeiro A320 americano será entregue a companhia Spirit Airlines (Airbus)
A Spirit tAirlines havia se comprometido a uma fusão com a Frontier Airlines, mas a JetBlue ofereceu um valor maior (Airbus)

O Departamento de Justiça na administração do presidente Joe Biden, no entanto, se posicionou contra o negócio por ver nele uma potencial redução no número de voos e a prática de preços mais elevados para os consumidores.

Somadas, as duas companhias aéreas possuem uma frota de quase 500 aeronaves, a grande maioria de jatos da Airbus.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Em comunicado, a JetBlue e a Spirit afirmaram que “continuam a acreditar que a nossa combinação é a melhor oportunidade para aumentar a tão necessária concorrência, trazendo tarifas baixas e um excelente serviço a mais clientes em mais mercados, ao mesmo tempo que aumentamos a nossa capacidade de competir com as companhias aéreas dominantes nos EUA.”

Total
0
Shares
Previous Post
O primeiro voo do 737 MAX 9 durou duas horas e 42 minutos (Boeing)

Boeing contrata almirante da Marinha dos EUA para resolver problemas de qualidade do 737

Next Post

Akasa Air, da Índia, fecha enorme pedido de 150 jatos Boeing 737 MAX

Related Posts
Total
0
Share