KC-30 da FAB decola rumo à Turquia com ajuda humanitária

Aeronave FAB 2901 partiu do Aeroporto de Guarulhos na madrugada desta quinta-feira, 6, com destino à Adana, transportando 6 toneladas de donativos e equipe de resgate que ajudarão nos esforços de salvamento após o terremoto desta semana
O KC-30 FAB 2901 (FAB)

A aeronave de transporte KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), partiu nesta madrugada do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino à Adana, na Turquia. O jato, um Airbus A330-200 que será convertido para o padrão MRTT, está transportando 6 toneladas de donativos para as vítimas do grave terremoto que atingiu o país e também a vizinha Síria.

A FAB também está levando 40 integrantes de equipe de resgate e cinco cães farejadores que apoiarão os esforços de salvamento nos escombros de edificações atingidas pelo tremor que atingiu 7,8 na escala Richter.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Dos dois KC-30 da frota, a Força Aérea escalou o FAB 2901, o primeiro a ser recebido. Ele decolou às 5h50 de Guarulhos e se encontrava sobre o estado da Bahia quando este artigo foi publicado – acompanhe o voo neste link.

A viagem humanitária do KC-30 (FAB)

A previsão é que o voo tenha duração de cerca de 11 horas, portanto, a aeronave deverá pousar em território turco por volta das 23 horas (horário local).

O A330-200 usado pela FAB havia operado com as companhias aéreas Avianca (Colômbia), Avianca Brasil (OceanAir) e a Azul, que a repassou à Aeronáutica. O jato widebody está em serviço desde o final de 2014 e é equipado com turbofans Rolls & Royce Trent.

Enquanto não é enviado para a empresa Getafe, na Espanha, para ser convertido em aeronave de reabastecimento aéreo, o KC-30 preserva as características de um avião de passageiros.

Total
0
Shares
2 comments
  1. A pergunta que não quer calar é: se compraram as aeronaves para serem reabastecedoras dos Gripens, quando a conversão irá acontecer?

Comments are closed.

Previous Post

Rússia planeja convidar a Índia para o programa Su-75 “Checkmate”

Next Post

Agência europeia descarta voos com apenas um piloto até 2027

Related Posts
Total
0
Share