LATAM Airlines revela nova pintura de suas aeronaves

Processo de renovação das aeronaves da Tam e Lan deve durar aproximadamente três anos

A nova pintura do grupo Latam será implementada em toda frota até 2018 (Divulgação)
A nova pintura do grupo Latam será implementada em toda frota até 2018 (Divulgação)
A nova pintura do grupo Latam será implementada em toda frota até 2018 (Divulgação)
A nova pintura do grupo Latam Airlines será implementada em toda frota até 2018 (Divulgação)

O grupo Latam Airlines, que reúne as empresas Tam e Lan (do Chile), apresentou nesta quinta-feira (28) o novo visual de suas aeronaves. A companhia também divulgou suas novas sinalizações de aeroportos e identidade visual dos balcões.

“Será uma mudança gradual, cujo principal objetivo é simplificar e melhorar a experiência de viagem dos nossos passageiros”, afirmou Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam.

A primeira aeronave com a nova identidade visual a entrar em operação, um Boeing 767, decolará do Rio de Janeiro em 1º de maio com destino a Genebra, na Suíça, para buscar a Tocha Olímpica. O avião será preparado especialmente para a ocasião e retornará a Brasília (DF), local onde terá início o tour de revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Já no dia 5 de maio, irão decolar os três primeiros voos comerciais das aeronaves com a nova imagem nas seguintes rotas: São Paulo-Santiago (um Boeing 767 com saída de Guarulhos às 09h05, horário local); Santiago-Lima (um Airbus A319 com saída de Santiago às 09h10, horário local); e São Paulo-Brasília (um Airbus A319 com saída de Guarulhos às 14h20, horário local).

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Um exemplo de como será os balcões da Latam nos aeroportos (Divulgação)
Um exemplo de como será os balcões da Latam nos aeroportos (Divulgação)

A LATAM espera finalizar a pintura exterior de mais de 50 aeronaves em 2016, e concluir a alteração de toda a frota até 2018. A pintura das aeronaves leva, em média, de 6 a 12 dias para ser aplicada, e será realizada durante a manutenção de rotina dos aparelhos.

Pintura tecnológica

Segundo a Latan, a pintura das aeronaves utiliza uma nova tecnologia, 25% mais leve que a convencional. Com ela, a empresa deve obter uma redução de 20kg, em média, em todas as aeronaves da companhia que mudarem a imagem.

A pintura de um avião é um processo que requer diversas soluções de engenharia. Para um Boeing 787, por exemplo, são utilizados 300 litros de tinta e 150 litros de Clearcoat, um verniz protetor que dá brilho e protege contra temperaturas extremas e desgaste aerodinâmico. No total, o processo de pintura leva em média seis dias: dois para retirar a pintura antiga e quatro para aplicar a nova por camadas.

Galeria de fotos:

Veja mais: Por dentro da oficina de aviões da TAM

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