LATAM expande operações com pousos quase sem visibilidade

Companhia recebe certificação para operar ILS Categoria III com toda sua frota de aeronaves
Em 2015, a TAM "esqueceu" uma criança de sete anos em GRU (Divulgação)
Em 2015, a TAM “esqueceu” uma criança de sete anos em GRU (Divulgação)
Em 2015, a TAM "esqueceu" uma criança de sete anos em GRU (Divulgação)
O ILS Cat III diminuiu as chances do avião se atrasar ou alternar o aeroporto de destino (Divulgação)

A Latam Airlines Brasil anunciou nesta semana a utilização de novas tecnologias, que segundo a empresa, aumentam a eficiência de suas operações e melhora a experiência de seus passageiros. A principal novidade é a certificação que prepara toda a frota da companhia em “CAT III”, sistema de aproximação por instrumento (ILS) que permite as aeronaves pousarem durante as mais baixas condições de visibilidade.

O outro ponto é o uso de tablets pelos pilotos, com aplicativos e softwares desenvolvidos para substituir os tradicionas manuais de bordo das aeronaves, impressos para cada avião em operação.

Certificação CAT III

Desde 2005, os aviões cargueiros Boeing 767 da LATAM Cargo Brasil (na época ABSA), são certificados a operar em CAT III. A autorização foi estendida às aeronaves Boeing 777 da frota comercial internacional da companhia em 2014 e, agora a LATAM Brasil recebeu a homologação para todas as aeronaves da família Airbus, que inclui os modelos A319, A320 e A321, e as aeronaves Boeing 767 de seus voos comerciais.

Os aviões A350 XWB, recentemente entregues a companhia, seguem em processo de certificação para o uso do instrumento.

De acordo com a Latam, o sistema poderá ser usado durante o pouso nos aeroportos habilitados para a operação em CATIII, que atualmente são: São Paulo/Guarulhos, Paris/Charles de Gaulle (França), Buenos Aires/Ezeiza (Argentina), Frankfurt (Alemanha), Nova York/JFK e Orlando (EUA), Londres/Heathrow (Inglaterra), Lima (Peru), Madri (Espanha) e Santiago (Chile).

“Com esta certificação estendida para toda nossa frota estimamos uma diminuição de contingências operacionais de natureza meteorológica, como voos alternados para outros aeroportos ou até aviões retidos na origem”, afirma o Diretor Sênior de Operações e Treinamento da LATAM Airlines, Harley C. Menezes.

A Latam é a segunda companhia brasileira a receber a certificação para operar em CAT III no mercado doméstico, que atualmente possui esse sistema somente no Aeroporto de Guarulhos. A primeira empresa no Brasil a receber a autorização foi a Avianca, em maio deste ano – existem outras variações do ILS em aeroportos no Brasil, mas não tão precisas como o CAT III.

Manual digital

No ano passado, a LATAM Airlines Brasil iniciou um projeto piloto para a implementação de tablets em substituição aos manuais de bordo impressos de suas aeronaves. Com a efetividade da tecnologia, em maio deste ano os equipamentos foram implementados nas aeronaves Boeing 767 e, neste mês, foi iniciada a introdução do computador portátil também nos aviões da família Airbus A320 (A319, A320 e A321).

Ao total, serão cerca de 500 tablets em mais de 300 aviões. Os gadgets têm programas com cartas de navegação, manuais das aeronaves e aplicativos para cálculos de desempenho operacional.

“Dentro dos principais benefícios, a tecnologia diminui o papel a bordo, melhora a experiência de voo dos pilotos, já que lhes permite ter melhor consciência situacional em voo e mais eficiência em sua rotina de trabalho. Além disso, reduz o tempo de atualização de duas semanas a dois dias e libera espaço na cabine de voo” aponta Menezes.

Veja mais: Avianca é a primeira a pousar em GRU quase sem visibilidade

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  1. Já que “A Latam é a segunda companhia brasileira a receber a certificação para operar em CAT III no mercado doméstico, que atualmente possui esse sistema somente no Aeroporto de Guarulhos”, favor trocar a imagem de chamada da reportagem por uma foto do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

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