Mais dois caças Gripen da FAB desembarcaram em Santa Catarina

Aviões desembarcados em Navegantes (SC) são o quinto e o sexto caça Gripen operacionais enviados ao Brasil
Caça Gripen sendo desembarcado no porto de Navegantes (FAB)

Mais dois caças Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) foram desembarcados nesta sexta-feira (5) no porto de Navegantes (SC). As aeronaves importadas da Suécia iniciaram a viagem ao Brasil em 14 de abril, a bordo no navio MV Mitiq, de bandeira holandesa. Os aviões recém-chegados são o quinto e o sexto caça Gripen operacionais enviados à FAB.

A escolha pelo desembarque dos F-39 no porto de Navegantes é adequada devido à proximidade do terminal portuário ao aeroporto do município catarinense. Depois de desembarcados, os Gripen são descolocados pelas ruas da cidade até o aeródromo, de onde decolam rumo a sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP), local onde são feitos os procedimentos de aceitação das aeronaves.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Seguindo a ordem de designação dos caças que já estão no Brasil, é provável que os novos aparelhos recebam os registros FAB 4105 e FAB 4106.

O primeiro Gripen chegou ao País em setembro de 2020. Este modelo, o FAB 4100, no entanto, é exclusivo para testes de desenvolvimento, que são realizados na sede da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Os demais aviões na configuração final (FAB 4101, FAB 4102, FAB 4103 e FAB 4104) chegaram em Navegantes em abril de 2022.

Duelo de gerações: os Gripen vão substituir gradualmente os antigos caças F-5E Tiger II da FAB (FAB)

Os caças trazidos de navio da Suécia são parte da encomenda da FAB por 36 aeronaves, sendo 28 modelos na versão E monoposto e oito na opção F, para dois pilotos – que ainda está em desenvolvimento. Os aviões importados são produzidos na planta da Saab em Linköping. Como parte do acordo de transferência de tecnologia acertado entre o Brasil e a fabricante sueca, 15 jatos na versão F-39E serão finalizados na instalação da Embraer em Gavião Peixoto.

Previous Post

Dassault celebra os 60 anos do jato executivo Falcon

Next Post

BoA, da Bolívia, recebeu primeiros Airbus A330

Related Posts