Mais um carro voador decola na Eslováquia

Fabricante do AirCar, Klein Vision afirma que seu veículo é prático e pode voar por até 1.000 km
Klein Vision - AirCar
(Klein Vision)
AirCar, o carro voador da Klein Vision
Meio carro, meio avião: AirCar deve chegar ao mercado no próximo ano (Klein Vision)

Mais um carro voador decolou na Eslováquia na última semana. Trata-se do AirCar projetado pela Klein Vision, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento composta por profissionais que trabalham há mais de 30 anos para idealizar um sonho que acompanha a aviação desde os seus primórdios. O primeiro voo do aparelho foi realizado no aeroporto de Piestany.

Segundo os desenvolvedores do AirCar, o veículo para dois ocupantes (motorista/piloto e um passageiro) e peso máximo de decolagem de 1.300 kg (incluindo uma carga máxima de 200 kg) é adequado para uso pessoal ou comercial. A transformação do carro em avião é realizada em três minutos, diz a fabricante eslovaca.

“Os principais parâmetros de voo confirmaram todos os conceitos teóricos e cálculos em que se baseou o desenvolvimento do AirCar. Após a conclusão de todos os testes de voo exigidos em conformidade com os regulamentos da EASA (agência de aviação civil da Europa), entregaremos um modelo certificado com motor de 300 HP nos próximos 6 próximos meses”, disse Stefan Klein, fundador, diretor-técnico e piloto de testes da Klein Vision.

Talvez o engenheiro mais engajado na construção de “carros-aviões” no mundo, Stefan Klein também foi um dos fundadores da AeroMobil, outra fabricante eslovaca de carros voadores. Em 2016, ele deixou a empresa e fundou sua própria companhia.

O AirCar testado recentemente é movido por um motor BMW 1.6 litro a gasolina de 140 cavalos de potência. De acordo com a empresa do leste europeu, o carro voador tem autonomia de voo de 1.000 km e alcança velocidade máxima de 200 km/h. O desempenho no “modo carro” não foi divulgado.

“Com o AirCar você chegará ao seu destino sem o incômodo de pegar uma carona para o aeroporto e passar pela segurança, você pode dirigir o seu AirCar para o campo de golfe, escritório, shopping ou hotel e estacionar em uma vaga normal”, garante Anton Zajac, co-fundador da Klein Vision.

A Klein Vision diz que já tem um cliente para o AirCar, mas não revelou a identidade do comprador.

Ideia do passado

Carros voadores não são uma ideia realmente nova. Esse tipo de combinação vem aparecendo desde que os primeiros aviões decolaram.

O primeiro projeto desse tipo foi o Curtiss AutoPlane, um triplano com carroceria de automóvel, testado em 1917. Na década de 1930 foi lançado nos EUA um trio de carros-voadores da marca Arrowbile, mas o negócio não foi adiante devido ao design nada prático dos veículos.

Entre tantos projetos de carros voadores, o único aparelho certificado por uma agência de aviação civil foi o norte-americano Molt Taylor’s Aerocar, desenvolvido na década de 1950.

O Molt Taylor's Aerocar é o único carro voador certificado
O Aerocar é o único carro-avião do mundo certificado por uma agência de aviação

Atualmente, além das eslovacas AeroMobil e Klein Vision, existem outros dois projetos de carros-voadores em desenvolvimento, o Terrafugia Transition e o Moller M400. Para dirigir esses veículos é necessário ter carteira de motorista e brevê de piloto.

Veja mais: Leilão do porta-aviões São Paulo termina sem comprador

Total
152
Shares
0 0 votes
Article Rating
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Cirino
Pedro Cirino
10 meses atrás

O sonho dos homens vai se concretizando! A engenharia cada vez mais encontra soluções para os problemas ou desafios! Parabéns aos engenheiros responsáveis!

Previous Post
Airbus A380 - Hi Fly

Hi Fly confirma fim das operações com o Airbus A380

Next Post

Caça russo Su-57 tem “invisibilidade” questionada por entidade britânica

Related Posts