O UH-17 é baseado no H135 da Airbus, um dos helicópteros mais avançados do mundo (Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil (MB) recebeu no dia 10 de julho a segunda aeronave UH-17 no 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), baseado em São Pedro da Aldeia (RJ). O aparelho é uma versão militar do H135 e foi modificado no Brasil pela Helibras, divisão do grupo Airbus.

“Com a aeronave N-7091, conclui-se mais uma fase do Contrato de Obtenção de Aeronaves para a Operação Antártica”, informou a MB, que recebeu o primeiro UH-17 em fevereiro deste ano e ainda tem mais um exemplar encomendado. Os novos helicópteros foram adquiridos para substituir os UH-13 (designação da Marinha para o AS355 Esquilo da Airbus), em serviço com a força naval desde 1986.

Os helicópteros são importados da Europa e passam por adaptações na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), onde recebem os acessório de missão requisitados pela MB. Alguns dos itens instalados nas aeronaves são flutuadores, ganchos, radares meteorológicos, equipamentos de visão noturna e kits aeromédicos.

Os UH-17 é capaz de realizar missões tanto de dia como a noite e pode ser empregado em tarefas como: voos de reconhecimento, transporte de pessoal, operações de busca e salvamento, evacuação aeromédica e transporte de pessoal ou carga.

Os helicópteros operam a partir de dois navios da Marinha Brasileira (Airbus Helicopters)

Os UH-17 foram adquiridos para substituir o UH-13, o popular Esquilo da Airbus (Airbus Helicopters)

H135

Evolução do EC135 lançado pela Eurocopter em 1995, o modelo hoje conhecido como H135 é um dos helicópteros mais pedidos do mercado e pode atuar em uma série de tarefas, de transporte executivo a resgates aeromédicos. Desde a introdução da primeira geração aeronave, a fabricante entregou mais de 1.300 unidades.

No ramo militar, o H135 (e modelos EC135 mais antigos) voa em forças militares e policiais de 30 países. Um desses clientes é a Força Aérea Brasileira, que possui dois EC135 (VH-35) operados pelo Grupo de Transporte Especial.

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