O UH-17 é baseado no H135 da Airbus, um dos helicópteros mais avançados do mundo (Marinha do Brasil)

A Marinha do Brasil (MB) recebeu na sexta-feira (28) seu primeiro helicóptero biturbina UH-17 fornecido pela Helibras, divisão do grupo Airbus. A aeronave foi transferida para o Setor Operativo da força naval e já está apta para iniciar seus serviços. O novo modelo vai substituir o UH-13 (designação militar para o AS355 Esquilo da Airbus), em operação no Brasil desde 1986.

O primeiro aparelho recebido pela Marinha, a versão militar do moderno H135, faz parte de um contrato oficializado em fevereiro do 2019 e ainda inclui outros dois helicópteros e serviços de suporte

Os helicópteros são importados da Europa e passam por adaptações na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), onde recebem os acessório de missões requisitados pela MB. Alguns dos itens instalados nas aeronaves são flutuadores, ganchos, radares meteorológicos, equipamentos de visão noturna e kits aeromédicos.

Como explica a MB, o UH-17 é capaz de realizar missões tanto de dia como a noite e pode ser empregado em tarefas como: voos de reconhecimento, transporte de pessoal, operações de busca e salvamento, evacuação aeromédica e transporte de pessoal ou carga.

O UH-17 será operados pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) e ficará baseado em São Pedro da Aldeia (RJ). O novo helicóptero também será designado para a Operação Antártica, prevista para este ano.

“A Aviação Naval tem se dedicado por mais de um século na proteção das fronteiras do Brasil, em especial da Amazônia Azul e somos muito gratos por poder contribuir com essa história desde a entrega do primeiro Esquilo brasileiro, o N7050, há 41 anos, que está em operação até hoje. Temos certeza de que o H135 continuará cumprindo as exigentes missões feitas pela Marinha do Brasil.”, comenta Jean-Luc Alfonsi, presidente da Helibras.

Atualmente, cerca de 130 unidades do H135 estão em operação pelas marinhas de vários países como Alemanha, Austrália, Espanha, Japão e Reino Unido.

Os helicópteros operam a partir de dois navios da Marinha Brasileira (Airbus Helicopters)

Os UH-17 vão substituir os modelos UH-13, em serviço com a Marinha do Brasil desde 1986 (Airbus Helicopters)

H135

Evolução do EC135 lançado pela Eurocopter em 1995, o modelo hoje conhecido como H135 é um dos helicópteros mais pedidos do mercado e pode atuar em uma série de missões, de transporte executivo a resgates aeromédicos. Desde a introdução da primeira geração aeronave, a fabricante entregou mais de 1.300 unidades.

No ramo militar, o H135 (e modelos EC135 mais antigos) voa em forças militares e policiais de 30 países. Um desses clientes é a Força Aérea Brasileira, que possui dois EC135 (VH-35) operados pelo Grupo de Transporte Especial.

Com visual moderno e alto desempenho, o VH-35 pode transportar até sete passageiros (FAB)

Os VH-35 da FAB podem transportar até sete passageiros (FAB)

Veja mais: Elon Musk diz que a era dos aviões de caça já passou