Misto de avião e helicóptero, V-22 Osprey volta a ser aterrado nos EUA

Pausa nos voos teve início na segunda-feira após uma aeronave de rotores basculantes sofrer uma pane no motor em um incidente no Novo México em novembro
O V-22 Osprey da Marinha dos EUA
O V-22 Osprey da Marinha dos EUA

O Departamento de Defesa dos EUA determinou uma pausa temporária nos voos com as aeronaves V-22 Osprey após encontrar desgastes em um dos motores de um exemplar que teve uma falha de motor em novembro no Novo México.

O aterramento foi recomendado pelo vice-almirante Carl Chebi, chefe do Comando de Sistemas Aéreos Navais, a partir da segunda-feira, 9, e foi seguido também pela Força Aérea.

O incidente ocorreu em 20 de novembro na Base Aérea de Cannon e se assemelhou com um acidente com um V-22 do Japão há pouco de mais de um ano e que vitimou oito ocupantes.

O Osprey, única aeronave de rotores basculantes em serviço no mundo, acabou proibido de voar por meses à espera que investigações fossem concluídas.

Os Fuzileiros Navais dos EUA são os maiores operadores do Osprey
Os Fuzileiros Navais dos EUA são os maiores operadores do Osprey (USMC)

A aeronave voltou a operar nos EUA, mas o Japão só anunciou a reativação no mês passado, após um inquérito apontar que a tripulação ignorou a gravidade do problema.

Segundo uma investigação da Associated Press, os problemas de segurança do Osprey tem se intensificado nos últimos cinco anos, com peças apresentando desgastes precoces.

O acidente do ano passado no Japão teve como razão pontos enfraquecidos de engrenagens críticas da transmissão que se desfizeram em voo. O incidente no Novo México teve alertas similares à tripulação que decidiu pousar o V-22 mesmo com apenas um motor operando.

O tilt-rotor Osprey teve seu desenvolvimento iniciado nos anos 80 após ensaios feitos pela Bell e a Boeing com protótipos menores.

A aeronave completou seu primeiro voo em 1989 mas só entrou em serviço em junho de 2007. Nesse intervalo, 64 pessoas morreram e 93 outras ficaram feridas em acidentes.

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