Mitsubishi adia entrega do primeiro SpaceJet pela sexta vez

Lançamento do primeiro jato comercial do Japão já acumula mais de sete anos de atraso
Mitsubishi MRJ realiza primeiro teste de táxi
Mitsubishi MRJ realiza primeiro teste de táxi
O MRJ90 terá autonomia para voos de até 3.700 km com uma máxima de 92 passageiros a bordo (Mitsubishi)
Super atrasado: o SpaceJet vai concorrer no mesmo segmento dos E-Jets da Embraer (Mitsubishi)

O nome do avião mudou, mas o problemas continuam os mesmos. A Mitsubishi Aircraft adiou pela sexta vez a entrega do primeiro jato M90 do programa SpaceJet (ex-MRJ90). Segundo o novo cronograma da fabricante japonesa, a aeronave deve chegar ao mercado somente no final de 2021 ou no começo de 2022.

A previsão anterior da Mitsubishi apontava a entrega do primeiro jato comercial fabricado no Japão para 2020. Porém, o atraso no envio de peças postergou a conclusão de aeronaves de testes para o processo de certificação, informou o jornal japonês Nikkei.

O lançamento do jato comercial da Mitsubishi já acumula mais de sete anos de atraso. A meta original da fabricante era entregar as primeiras aeronaves em 2013.

A família SpaceJet, que também inclui o modelo M100, acumula até o momento cerca de 400 pedidos. O primeiro cliente a receber os novos jatos será a companhia japonesa All Nippon Airways, que encomendou 15 exemplares do M90 e tem opções de compra para mais 10 unidades.

Os seguidos atrasos na conclusão e certificação da aeronave já custaram a Mitsubishi mais de 150 cancelamentos. A perda mais expressiva partiu da empresa norte-americana Trans States Holdings, que no ano passado desistiu de comprar 100 aeronaves (modelos M90).

Mitsubishi MRJ com a pintura da All Nippon Airways (Divulgação)

A demora na certificação também vem afetando a cadeia produtiva do SpaceJet. Importante fornecedor do programa, a Toray suspendeu temporariamente no final de 2019 a produção dos principais componentes de fibra de carbono das aeronaves, pois o cronograma atrasado aumenta os custos.

Lançado com grande alarde em março de 2008, o programa MRJ e hoje renomeado como SpaceJet já consumiu mais de 600 bilhões de ienes (cerca de US$ 5,4 bilhões) dos cofres da Mitsubishi, além de 50 bilhões de ienes em subsídios do governo japonês.

Primeiro jato comercial do Japão

O SpaceJet é o primeiro jato comercial desenvolvido no Japão (não confundir com o HondaJet, uma aeronave de transporte executivo). A última vez que a indústria japonesa havia se aventurado na aviação comercial foi com o bimotor turboélice NAMC YS-11, produzido entre 1962 e 1974, e que ficou conhecido no Brasil com as cores da VASP, que o chamava de “Samurai”.

O NAMC YS-11 ficou conhecido no Brasil como "Samurai"
O NAMC YS-11 ficou conhecido no Brasil como “Samurai”

Pelo porte e desempeno, a futura série de aeronaves da Mitsubishi vai concorrer diretamente com os Embraer E2, em especial os modelos E175-E2 e E190-E2. O M90, o primeiro membro da família de jatos da Mitsubishi, é projetada para transportar entre 81 e 92 passageiros. O segundo modelo será o M100 (ex-MRJ70), com capacidade para até 76 passageiros.

Os jatos da Mitsubishi são impulsionados por motores Pratt & Whitney da série PW1000G, a mesma usada em aeronaves como o Airbus A320neo e A220, Irkut MC-21 e os novos Embraer E2. A aeronaves da Mitsubishi também são equipadas com controles computadorizados fly-by-wire e tem partes das asas e da fuselagem construídos com material composto.

A Mitsubishi produz a série SpaceJet em sua instalação ligada ao aeroporto de Komaki, em Nagoya, mesmo local onde foi produzido o caça A6M Zero durante a Segunda Guerra Mundial.

Veja mais: Boeing está “ansiosa” com possível novo turboélice da Embraer

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