Motor a jato comercial mais potente do mundo já está em produção para o Boeing 777X

O turbofan GE9X da GE Aerospace alcança impressionantes 134.000 libras de empuxo

Boeing 777-X (LunchWithaLens)

O Boeing 777X deve estrear mundialmente em 2026 e com ele o motor a jato mais potente que a aviação comercial já viu, o ainda chamado GE9X.

Feito pela GE Aerospace, o GE9X chegará como uma nova família de motores turbofans de grande porte com empuxo estático superior ao atual GE90, cuja versão mais potente é a 115B.

Para o 777X, que será oferecido nas variantes 777–8, 777–8 Freighter e 777–9, o GE9X terá um empuxo certificado de 105.000 libras, mas ele pode alcançar até 134.000 libras.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Isso supera em muito as 115.000 libras máximas do GE90-115B e coloca o 777X como o avião comercial mais potente do mundo.

Boeing 777X
Boeing 777X (Boeing)

Não à toa, a Boeing descreve seu próximo avião como o “maior e mais eficiente jato bimotor do mundo”. Com um par de motores GE9X, o 777X pode alcançar nada menos que impressionantes 268.000 libras de empuxo.

Com a linha de produção já iniciada pela General Electric, o GE9X é tão grande que sua carcaça é maior que a largura da fuselagem de um Boeing 737.

Mini-furacão de categoria 5

Os primeiros testes em voo do motor GE9X foram realizados com um Boeing 747 (General Eletric)
Os primeiros testes em voo do motor GE9X foram realizados com um Boeing 747 (General Eletric)

Segundo o fabricante, o rastro deixado pelo GE9X produz um vórtice tão poderoso, sendo descrito pela GE como um mini-furacão de categoria 5.

Nem dá para imaginar isso em lugares como a cabeceira da pista do Aeroporto Internacional Princesa Juliana, em Sint Maarten, no Caribe…

O rotor do GE9X tem 3,4 metros de diâmetro e uma taxa de desvio de 10:1 com taxa de pressão geral de 60:1, números maiores que os do GE90.

Apesar do tamanho, o GE9X tem 16 pás em compositos de quarta geração, sendo menos que as do GE90, que tem 22 pás. Além disso, o novo motor produz 55% menos NOx que os limites da regulamentação internacional.

Configuração retrátil pode amplia envergadura em 14 metros (Boeing)

Ele também emite 50% menos NOx que motores semelhantes, graças ao número menor de pás, que aumenta o fluxo de ar e reduz o arrasto, garantindo assim menor consumo, na ordem de 5% para os concorrentes e 10% em relação ao GE90.

Segundo a GE, as companhias aéreas podem deixar de consumir 3.000 toneladas de combustível por ano e cortar a emissão de 9.500 toneladas de CO². Seria como retirar 2.060 automóveis das ruas todo o ano.

Com capacidade para até 426 passageiros na versão 9 e alcance de 16.190 km na versão 8, o Boeing 777X promete muita eficiência no mercado de aviação, já com vendas sendo fechadas em grandes volumes.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *