Motor a jato comercial mais potente do mundo já está em produção para o Boeing 777X
O turbofan GE9X da GE Aerospace alcança impressionantes 134.000 libras de empuxo

O Boeing 777X deve estrear mundialmente em 2026 e com ele o motor a jato mais potente que a aviação comercial já viu, o ainda chamado GE9X.
Feito pela GE Aerospace, o GE9X chegará como uma nova família de motores turbofans de grande porte com empuxo estático superior ao atual GE90, cuja versão mais potente é a 115B.
Para o 777X, que será oferecido nas variantes 777–8, 777–8 Freighter e 777–9, o GE9X terá um empuxo certificado de 105.000 libras, mas ele pode alcançar até 134.000 libras.
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Isso supera em muito as 115.000 libras máximas do GE90-115B e coloca o 777X como o avião comercial mais potente do mundo.

Não à toa, a Boeing descreve seu próximo avião como o “maior e mais eficiente jato bimotor do mundo”. Com um par de motores GE9X, o 777X pode alcançar nada menos que impressionantes 268.000 libras de empuxo.
Com a linha de produção já iniciada pela General Electric, o GE9X é tão grande que sua carcaça é maior que a largura da fuselagem de um Boeing 737.
Mini-furacão de categoria 5

Segundo o fabricante, o rastro deixado pelo GE9X produz um vórtice tão poderoso, sendo descrito pela GE como um mini-furacão de categoria 5.
Nem dá para imaginar isso em lugares como a cabeceira da pista do Aeroporto Internacional Princesa Juliana, em Sint Maarten, no Caribe…
O rotor do GE9X tem 3,4 metros de diâmetro e uma taxa de desvio de 10:1 com taxa de pressão geral de 60:1, números maiores que os do GE90.
Apesar do tamanho, o GE9X tem 16 pás em compositos de quarta geração, sendo menos que as do GE90, que tem 22 pás. Além disso, o novo motor produz 55% menos NOx que os limites da regulamentação internacional.

Ele também emite 50% menos NOx que motores semelhantes, graças ao número menor de pás, que aumenta o fluxo de ar e reduz o arrasto, garantindo assim menor consumo, na ordem de 5% para os concorrentes e 10% em relação ao GE90.
Segundo a GE, as companhias aéreas podem deixar de consumir 3.000 toneladas de combustível por ano e cortar a emissão de 9.500 toneladas de CO². Seria como retirar 2.060 automóveis das ruas todo o ano.
Com capacidade para até 426 passageiros na versão 9 e alcance de 16.190 km na versão 8, o Boeing 777X promete muita eficiência no mercado de aviação, já com vendas sendo fechadas em grandes volumes.