Fabricante de bombardeiro “invisível” não quer disputar contrato do novo caça dos EUA

CEO da Northrop Grumman anunciou a decisão de não participar como principal contratado do programa NGAD
Concepção artística de um caça de sexta geração
Concepção artística de um caça de sexta geração (Boeing)

Gigante da indústria de defesa dos Estados Unidos, a Northrop Grumman decidiu não competir pelo contrato da Plataforma de Domínio Aéreo de Próxima Geração (NGAD na sigla em inglês), projeto que vai originar o primeiro caça de sexta geração da Força Aérea dos EUA (USAF).

A decisão foi anunciada ontem (27) pela CEO da fabricante, Kathy Warden, durante a conferência de resultados financeiros da companhia.

“Antes de o governo anunciar oficialmente o programa e sua intenção de emitir a RFP [solicitação de propostas], ficamos quietos. Mas notificamos a Força Aérea dos EUA de que não planejamos responder à RFP do NGAD como principal [contratado]”, disse a executiva, conforme relatou o Breaking Defense.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Kathy, em contrapartida, indicou que a Northrop Grumman pode participar do programa NGAD fornecendo sistemas de missão para a futura aeronave. “Estamos respondendo à solicitação de proposta de outros licitantes como fornecedor, especialmente em nosso portfólio de sistemas de missão.”

É a primeira vez que o moderno caça F-22 participa de um conflito (USAF)
O NGAD é proposto para substituir os caças F-22 Raptor da USAF (USAF)

Com a Northrop Grumman declinando a participação direta no NGAD, o contrato para o desenvolvimento do programa agora deve ser disputado pela Boeing e a Lockheed Martin. As duas empresas são os principais nomes da indústria aeronáutica dos EUA com experiência para dar andamento a um projeto desse porte, que visa criar um substituto para o F-22 Raptor.

Em maio, a USAF informou que pretende selecionar o fabricante que será responsável pelo NGAD em 2024. Ainda em formulação, o caça de sexta geração dos EUA deve incorporar recursos de última geração, como inteligência artifícial, interoperabilidade com drones, armas hipersônicas, entre outros.

Atualmente, a Northrop Grumman está focada no projeto do B-21 Raider, que será o primeiro bombardeiro furtivo de sexta geração. A entrada em serviço do modelo com a USAF é programada para a próxima década.

Previous Post

Jato regional russo ex-rival da Embraer será chamado de SJ-100

Next Post

“Barco voador” de carga dos EUA avança com mais US$ 40 milhões em verbas

Related Posts