Novo avião turboélice da Embraer deve estrear somente na década de 2030

CEO da Embraer Aviação Comercial, Arjan Meijer declarou que o lançamento do TPNG agora é programado para a próxima década
Projeto de turboélice da Embraer está congelado até 2030 (Embraer)

Considerado o próximo grande projeto da Embraer no setor de aviação comercial, o turboélice de última geração aventado pela companhia desde 2019 ainda deve demorar mais alguns anos para chegar ao mercado.

Em entrevista ao Aviation Week, Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, declarou que o lançamento do turboélice avançado deve ser adiado “pelo menos até o início da década de 2030”.

Trata-se de mais uma mudança nos planos da fabricante em relação ao lançamento do projeto “TPNG” (Turboélice de Nova Geração, na sigla em inglês), que no fim do ano passado foi colocado em espera. Até então, a apresentação e a entrada em serviço da aeronave era aguardada ainda para está década, em meados de 2028, um prazo agora fora de questão.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A principal impasse no desenvolvimento no novo produto recai justamente sobre a seleção dos motores turboélices que devem equipar a aeronave com capacidade entre 70 e 90 passageiros. Recentemente, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, relatou que a fabricante ainda estava em busca da “solução de motor certa” para o TPNG.

Descontinuado em 2003, o Brasilia foi o último turboélice comercial da Embraer (Embraer)
O EMB-120 Brasília foi produzido entre 1983 e 2001; ao todo foram fabricadas 354 unidades (Embraer)

Nem a Pratt & Whitney, que é o maior fabricante de motores turboélices, apresentou até o momento uma solução adequada para o novo projeto da Embraer que visa concorrer com os aviões da franco-italiana ATR, hoje o maior nome nessa categoria. Outro fornecedor pode ser a Rolls-Royce, apesar da pouca tradição da empresa nesse ramo, enquanto a General Electric se recusou a participar do desenvolvimento.

Total
0
Shares
Previous Post

Dassault Mercure: um rasante em direção ao fracasso

Next Post

Cathay Pacific pode ser nova cliente do cargueiro Boeing 777-8F

Related Posts
Total
0
Share