O H160 pode voar a velocidade máxima de 325 km/h e tem alcance de 850 km (Airbus)

O novo helicóptero bimotor H160 da Airbus Helicopters recebeu seu certificado de tipo da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), anunciou a fabricante nesta quarta-feira, 1 de junho. Com a certificação aprovada, a aeronave pode ser entregue aos primeiro clientes europeus.

O próximo passo para o H160 agora é obter a homologação da Administração Federal de Aviação (FAA), o órgão regulador de aviação civil dos EUA, agora que deve ser concretizado “em breve”, segundo a Airbus, pouco antes da primeira entrega a um cliente norte-americano ainda neste ano.

“A conclusão bem-sucedida do certificado de tipo do H160 é o resultado de vários anos de trabalho e esforço realizados em conjunto pelas equipes técnicas envolvidas da Agência e pela Airbus Helicopters em um notável espírito de cooperação frutífera”, afirma Rachel Daeschler, diretora de certificação da EASA. “O design do H160 o torna adequado para uma ampla gama de missões versáteis. É também um dos mais ecológicos em relação ao consumo de combustível e um dos helicópteros mais silenciosos de sua categoria”, acrescentou.

“Estamos orgulhosos de o H160 ter recebido seu certificado de tipo pela EASA. Essa conquista representa anos de trabalho árduo projetando, industrializando e definindo o ecossistema de suporte com nossos fornecedores e parceiros. Estou ansioso para que o H160 entre em serviço e ofereça seus recursos inovadores que tragam competitividade, além de conforto e segurança adicionais para clientes em todo o mundo”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.

Maior que um jato executivo leve: o H160 pode transportar até 12 passageiros (Airbus)

O programa de desenvolvimento do H160 contou com três protótipos, o primeiro modelo de produção em série e mais duas unidades para testes em solo. Os helicópteros voaram mais de 1.500 horas, tanto para testes de voo como para demonstração com clientes. O primeiro voo do aparelho foi realizado em 13 de junho de 2015 na sede da Airbus Helicopters em Marignane, na França.

Projetado para executar uma variada gama de missões, o H160 pode operar no transporte offshore, serviços médicos de emergência, aviação comercial e privada e serviços públicos.

Segundo dados do fabricante, o helicóptero tem alcance de 850 km pode voar a velocidade máxima de 325 km/h, marca que o coloca entre as aeronaves asas rotativas de uso civil mais rápidas do mundo. O aparelho pode transportar até 12 passageiros e decola com um peso máximo de 6.050 kg, sendo 1.760 kg de carga útil.

O novo helicóptero europeu integra algumas das tecnologias mais recentes da Airbus Helicopters. Isso inclui recursos de segurança como a assistência ao piloto e recursos automatizados da Helionix (sistemas de aviônicos desenvolvido exclusivamente para helicópteros). A fabricante ainda destaca que o H160 oferece aos passageiros um conforto superior graças às lâminas Blue Edge, que reduzem o nível de ruído da aeronave, cujo preço pode passar dos US$ 18 milhões (R$ 95,7 milhões).

Veja mais: Boeing entrega 2.500º helicóptero de combate AH-64 Apache