Jato MC-21 com asas “Made in Russia” voa pela primeira vez

Produzidas pela empresa AeroComposite, estruturas do novo jato comercial da Irkut utilizam um processo de fabricação por infusão a vácuo que seria mais vantajoso que a tecnologia tradicional
O MC-21 com o primeiro conjunto de asas em material composto produzidas na Rússia (UAC)

Mais avançado jato comercial desenvolvido na Rússia, o MC-21-300 decolou neste sábado (25) do campo de aviação da Irkut pela primeira vez construído com um conjunto de asas em material composto produzidas no país.

A aeronave de prefixo73361 está equipada com turbofans PW1400G, fornecidos pela Pratt & Whitney, mas que serão substituídos no futuro pelo motor russo PD-14 por conta de sanções do Ocidente.

As novas estruturas em material composto também são reflexo da substituição de componentes antes enviados por empresas europeias e dos EUA, cujos governos barraram o fornecimento à Rússia como retaliação por ações políticas do governo Putin.

“O primeiro voo de uma aeronave com asa feita de compósitos russos prova que fizemos tudo certo, o programa MC-21 está avançando de forma consistente e constante, apesar das sanções e da concorrência desleal. Este é o resultado do desenvolvimento das competências da indústria da aviação e das indústrias relacionadas e do apoio governamental sem precedentes,” disse Denis Manturov, Ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa.

As asas e seção central da fuselagem do MC-21 foram fornecidas pela AeroComposite em substituição à componentes ocidentais

As asas do MC-21 são fabricadas pela AeroComposite, uma empresa russa sediada no extremo leste do país. Elas foram manufaturadas por uma nova técnica de infusão a vácuo que, segundo a UAC (holding que controla a Irkut) possui uma qualidade superior à tecnologia de autoclave, além de ter um custo de produção mais baixo.

A UAC disse ainda que existem outros dois MC-21 em produção já com asas produzidas no país, além de um terceiro conjunto estar prestes a ser finalizado.

A participação de materiais compostos na estrutura do novo jato de passageiros russo é de 40%, de acordo com a Rostec, a gigante estatal de tecnologia, que alega ser uma porcentagem recorde numa aeronave de médio alcance.

A certificação russa do MC-21-300 é aguardada para as próximas semanas, e a entrega do primeiro jato para a Rossiya Airlines, em setembro de 2022. A UAC planeja homologar o avião junto às autoridades ocidentais nos próximos anos.

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