Para oferecer o KC-390 à Coréia do Sul, Embraer se aproxima de empresas aeroespaciais do país

Fabricante brasileira assinou Memorandos de Entendimento com três fabricantes sul-coreanos para fornecerem peças para a aeronave de transporte militar
KC-390

A Embraer anunciou nesta quinta-feira (27) a assinatura de Memorandos de Entendimento (MoU na sigla em inglês) com as empresas ASTG (Aerospace Technology of Global), EMK (EM Korea Co.) e Kencoa Aerospace, sediadas na Coréia do Sul.

O objetivo é que as companhias passem a fornecer peças para o jato de transporte militar C-390 Millennium, que participa do programa da Aeronave de Transporte de Grande Porte II (Large Transport Aircraft – LTA II), da Força Aérea da República da Coréia (ROKAF).

A agência DAPA (Defense Acquisition Program Administration), do governo sul-coreano, lançou o programa LTA II em março, esperando contar com a participação da Airbus (A400M), Lockheed Martin (C-130J) e Embraer, com o KC-390.

A aproximação com fabricantes aeroespaciais da Coreia do Sul é uma fator-chave na concorrência, mas a Embraer espera que as novas parceiras possam participar de futuros desenvolvimentos do C-390 e de novas aeronaves – uma delas pode ser o futuro turboélice de passageiros que está prestes a ser lançado.

“A Embraer está muito confiante nos benefícios mútuos a serem obtidos com esta parceria, criando assim um relacionamento sustentável e de longo prazo com os parceiros na Coreia do Sul”, disse Jackson Schneider, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Ao oferecer mais de 50 anos de experiência em aviação, tecnologia e inovação, buscamos estabelecer parcerias significativas na Coreia para a criação de novos negócios e soluções.”

O jato de transporte militar MC-X, da KAI (BEMIL)

Aeronave MC-X

A concorrência LTA II ocorre ao mesmo tempo em que a Korea Aerospace Industries (KAI) está desenvolvendo o projeto do MC-X, um jato multimissão semelhante ao C-390, porém, com porte um pouco maior.

Segundo dados preliminares, o MC-X deve ter 40,3 m de comprimento, 41,1 m de envergadura e 13,5 m de alutra. A aeronave será capaz de transportar até 30 toneladas de carga útil e deve ter um peso máximo de decolagem de 92 toneladas.

Sem um pedido oficial da ROKAF, o programa ainda depende de recursos e parceiros para sair do papel. A KAI espera que a aeronave possa entrar em serviço no início dos anos 2030.

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