As relações entre os governos do Peru e da Coreia do Sul deram mais um passo decisivo em direção ao fornecimento de novos caças para a força aérea do país sul-americano.
A Korea Aerospace Industries (KAI) e a SEMAN, companhia aeroespacial do governo peruano, celebraram um novo Memorando de Entendimento para a produção de componentes para o novo caça sul-coreano KF-21.
A cerimônia de assinatura contou com a presença dos presidentes Yoon Suk-yeol da Coreia do Sul e Dina Boluarte do Peru, em meio aos preparativos para o encontro do G20 no Brasil.
O CEO da KAI, Kang Gu-young, afirmou que a Força Aérea Peruana poderá adquirir não apenas o caça leve FA-50 mas também o avançado KF-21 Boramae, que está em início de produção em série para a ROKAF (Força Aérea da República da Coreia).
“Se adquirir o KF-21 e o FA-50, o Peru se tornará o primeiro cliente estrangeiro a ter a principal linha de aeronaves de asa fixa da KAI”, disse Gu-young.
O Peru planeja substituir seus antigos aviões de combate dos tempos da União Soviética, o MiG-29 e o Su-25, por cerca de 24 caças modernos.
Além do KF-21 e FA-50, a Força Aérea avalia o Dassault Rafale, o Lockheed Martin F-16 e o Saab Gripen E, recentemente apontado como futuro caça da vizinha Colômbia.
Turboélices KT-1P
O bom relacionamento entre os governos peruano e sul-coreano no segmento aeroespacial remete à 2012, quando a Força Aérea do Peru introduziu o turboélice de treinamento KT-1P, uma espécie de rival do Super Tucano.
Já naquela época, a SEMAN participou do projeto, montando localmente 16 dos 20 aviões.
Os KT-1P participaram dias atrás do CRUZEX, maior exercício militar do continente, realizado pela FAB em Natal.
O KF-21 Boramae é um caça bimotor de geração 4.5, mas que possui características para se tornar uma aeronave furtiva.