Phenom 300 é o jato leve mais vendido do mundo pelo nono ano consecutivo

Eneacampeão: jato da Embraer também foi o modelo executivo bimotor mais entregue no mundo todo em 2020

Pelo nono ano consecutivo, o Phenom 300, da Embraer, foi o jato leve mais vendido do mundo, segundo números divulgados hoje (24) pela General Aviation Manufacturers Association (GAMA).

A fabricante brasileira entregou 50 jatos Phenom 300 e Phenom 300E em 2020, tornando-se o jato. Este é o nono ano consecutivo em que a série Phenom 300 alcança esta marca, tendo acumulado mais de 590 entregas desde que entrou em operação, em dezembro de 2009. Em 2020, o Phenom 300 foi também o modelo de aeronave mais entregue entre todos os jatos bimotores do mercado executivo.

“O contínuo sucesso do Phenom 300, como o jato leve mais vendido do mundo, é reflexo do nosso comprometimento em entregar a melhor experiência ao cliente na aviação executiva,” disse Michael Amalfitano, presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva. “Na Embraer, nunca paramos de aprimorar nossos produtos líderes de mercado. Estamos continuamente em busca de avanços em desempenho, conforto e tecnologia. O Phenom 300E não apenas apresenta recursos avançados, mas também entrega a mais sofisticada combinação de desempenho, tecnologia e ergonomia de qualquer jato executivo leve.”

Originalmente lançada em 2005, a série Phenom 300 está em operação em mais de 30 países e acumula mais de um milhão de horas de voo, segundo dados da A Embraer.

Phenom 300E

Em janeiro de 2020 a Embraer anunciou o novo Phenom 300E, seguido pela aprovação de ANAC, EASA e FAA, em março, obtendo a tripla certificação. A primeira entrega do novo modelo ocorreu em junho de 2020.

As entregas do novo Phenom 300E começarão no primeiro trimestre de 2018 (Embraer)
O Phenom 300E possui uma série de aprimoramentos na parte técnica e de conforto (Embraer)

De acordo com a Embraer, o novo Phenom 300E pode atingir Mach 0,80 e velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós (859 km/h) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes.

As melhorias tecnológicas adicionais incluem uma atualização da aviônica com um sistema de alerta e prevenção de saídas de pista (ROAAS), sendo a Embraer a primeira fabricante na Aviação Executiva a desenvolver e certificar uma tecnologia do tipo, além de proteção contra o fenômeno tesoura de vento (windshear), modo de descida de emergência, PERF, TOLD, FAA Datacom e outros sistemas.

Os novos recursos que aumentam o conforto deste jato incluem uma cabine ainda mais silenciosa, mais espaço para as pernas no cockpit e uma nova opção de configuração de interior com acabamento premium ― a edição Bossa Nova. A versão engloba um pacote dos mais recentes desenvolvimentos de interiores da Embraer, com características como assentos de fibra de carbono e estilo de costura Ipanema, inspirado nas famosas calçadas do Rio de Janeiro. É também o primeiro da série Phenom 300 a apresentar o acabamento black piano.

Veja mais: Conheça as variadas divisões do Grupo Embraer

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