Phenom 300E assume o posto de jato “single pilot” mais rápido do mundo

Nova versão aprimorada do jato executivo da Embraer pode alcançar a velocidade máxima de 859 km/h comandando por apenas um piloto
(Embraer)
(Embraer)
(Embraer)
O Phenom 300E aprimorado tem alcance de 3.724 km com cinco ocupantes a bordo (Embraer)

Avião executivo mais vendido da Embraer, o Phenom 300 agora está mais veloz. A nova versão da aeronave, o Phenom 300E foi aprimorado pela fabricante e assumiu o posto de jato “single pilot” (que pode ser comandado por apenas um piloto) mais rápido do mundo, capaz de alcançar a velocidade máxima de 859 km/h (a versão anterior alcançava 839 km/h).

Lançado em outubro de 2017 nos EUA, o Phenom 300E entrou em serviço apenas cinco meses depois. A aeronave, recentemente atualizada, continuará sendo designada “E” (Enhanced) e as primeiras entregas começarão em maio de 2020, informou a fabricante.

Até então, as novidades introduzidas no Phenom 300E eram focadas no conforto dos passageiros, com atualizações na cabine e sistemas de entretenimento de última geração. O modelo atualizado agora conta com um sistema de proteção contra o fenômeno conhecido como “tesoura de vento” (windshear) e um alerta de prevenção de saídas de pista, a primeira tecnologia desse tipo desenvolvida e certificada para a aviação executiva.

De acordo com a Embraer, o sistema de alerta e prevenção de saídas de pista atua como um “piloto adicional”, avisando quando a aproximação para o pouso da aeronave for muito íngreme ou muito veloz. Já a nova proteção contra windshear alerta o piloto sobre o fenômeno com maior antecedência, ajudando-o a preparar e manobrar a aeronave a tempo de minimizar condições adversas. Além disso, o Phenom 300E agora conta com conexão 4G para acesso à internet em voo.

“Apesar do extraordinário sucesso do Phenom 300 na última década, nossa visionária equipe está sempre trabalhando para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, o que por vezes significa tornar uma aeronave líder de mercado ainda melhor, mais rápida e segura”, disse Michael Amalfitano, presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva.

Chiquérrimo: o interior “Bossa Nova” é outra novidade no Phenom 300E aprimorado (Embraer)

Originalmente lançado em 2005, o Phenom 300 entrou no mercado em dezembro de 2009 e detém mais de 50% de participação no segmento de jatos leves desde 2012 com mais de 500 unidades entregues em mais de 30 países.

Nota do editor: vale lembrar que existem jatos executivos mais rápidos que o Phenom 300E. É o caso dos modelos da série Praetor da Embraer ou então o Falcon 8X da Dassault, aeronaves que podem ultrapassar os 1.000 km/h. Esses aviões, porém, não têm permissão para executar voos com apenas um piloto no comando. 

Veja mais: Boeing interrompe produção do 737 MAX

Total
175
Shares
Previous Post

SkyWest anuncia compra de mais 20 jatos E175 da Embraer

Next Post

Força Aérea dos EUA publica novos renders do B-21 Raider

Related Posts