Portugal inicia processo de compra do Embraer KC-390

Governo português autoriza abertura de processo para aquisição de até seis aeronaves
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)
O KC-390 pode transportar até 26 toneladas de carga, capacidade que supera a do C-130 Hercules (FAB)

O Conselho de Ministros de Portugal aprovou nesta quinta-feira (8) o início das negociações do país e a Embraer para a aquisição de cinco cargueiros KC-390, com opção de compra para uma unidade, além de um simulador de voo para treinamento de pilotos.

Tal como a escolha da Força Aérea Brasileira (FAB), o objetivo dos militares portugueses também é o de substituir a antiga frota de quadrimotores turbo-hélice C-130 Hercules – os modelos da Força Aérea de Portuguesa (FAP) devem ser aposentados em até 10 anos.

O valor da negociação não foi divulgado e isso não deverá acontecer por hora, como aponta a mídia portuguesa, uma vez que trata-se “do início de um processo negocial”. Cada unidade do KC-390 é avaliada em aproximadamente US$ 85 milhões. Também não foi divulgado nenhum prazo de entrega.

Com esta decisão, Portugal é o primeiro cliente estrangeiro a dar sequência à carta de intenção de compra da nova aeronave da Embraer. Outros países que também assinaram esse documento são Argentina, Chile, Colômbia, República Tcheca e Suécia. O primeiro operador do KC-390 será a FAB: os dois primeiros aviões, de um pedido de 28 unidades, serão entregues em 2018.

Portugal participa do projeto

A indústria aeronáutica portuguesa tem participação fundamental no desenvolvimento do KC-390. Uma série de componentes críticos da aeronave, como partes da fuselagem, asas e superfícies de controles são construídas na unidade da Embraer em Évora e também pela OGMA, em Alverca – empresa portuguesa com participação majoritária da Embraer.

O programa de desenvolvimento do KC-390 foi iniciado em 2009, após confirmação do pedido da Força Aérea Brasileira para substituir a frota dos Hercules, da Lockheed Martin.

Parte da fuselagem do KC-390, em construção em Alverca (OGMA)
Parte da fuselagem do KC-390, em construção em Alverca (OGMA)

O primeiro protótipo do KC-390 realizou o voo inaugural a partir da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) no dia 3 de fevereiro de 2015. Os dois modelos de testes construídos para a campanha de ensaios somam atualmente mais de 1.000 horas de voo.

Assim como o Hercules, o novo avião militar da Embraer é projetado para uma série de operações, tais como transporte de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios.

Veja mais: O que falta para o Embraer KC-390 estrear?

Total
0
Shares
14 comments
  1. Parabéns a Embraer por mais uma conquista!!
    Imagina se ainda fosse uma estatal!!!!
    hoje ja estaria quebrada, a Petrobras só não quebrou porque explora petroleo e não é empresa de transformação como no caso da Embraer

  2. Agora sim !!! A verdadeira cabeça de bacalhau !
    Coisas que só existem no papel e na tela, pois sobre nossas cabeças nunca vi.
    Igual enterro de anão.

  3. Dizer que “Petrobrás é uma empresa que só explora petróleo ” é um total desconhecimento do assunto. Somente o fato de explorarmos petróleo em águas profundas já é um feito de engenharia de deixar qualquer um orgulhoso desta façanha tecnológica, acrescente-se a isto todo trabalho de refinar, desenvolver e otimizar novos produtos, estocar e distribui-los já são tarefas gigantescas! As etapas de sucessivas diminuições do teor de enxofre no diesel que eram 1500 PPM e decaíram até 10 PPM ( óleo diesel S10 ) , uma operação aos olhos de leigos algo muito simples, na verdade é muito complexo. O autor Thomas Piketty, um dos “papas” da economia atual, diz em seu livro ” O capital no século XXI” que existem no mundo duas forças capazes de mudar um país de forma drástica: petróleo e guerra. Portanto, é de se esperar ataques de todos os tipos nesta riqueza nacional. Por outro lado, dados contábeis da Petrobrás demonstram que SEMPRE teve lucro operacional, sendo os prejuízos causados basicamente por depreciação artificial de seus ativos e queda manipulada no preço do petróleo com fins políticos de outros países ( que nada tem a haver com o Brasil é uma outra situação) . Finalizando, temos problemas sim, mas a ilusão de que a solução é tão simples como privatizar , não leva em conta o alto
    grau tecnológico e social que a Petrobrás alcançou e de que o processo de eliminação da corrupção deve ser ininterrupta e constantemente melhorado.

  4. Obrigado Sr. Osiris Silva, sem o seu sonho, paixão pela aviação e ousadia não teriamos esta empresa que enche os brasileiros de orgulho. Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  5. Terceira maior do mundo no setor e sempre se inovando. De fato, se continuasse estatal com era, estaria quebrada ou fabricando ultraleves.

  6. Quanta tolice Sandro. Não fosse pelos investimentos e empenho político estatais, a indústria, sobretudo as do setor aeroespacial não prosperariam. Ou melhor, não chegariam nem a nascer. Isso vale tanto para o Brasil, para os Estados Unidos, assim como para o mundo todo, cara. Ou você pensa que a NASA National Aeronautics and Space Administration norte americana, ou, a ROSCOSMOS State Corporation for Space russa, são empresas privadas? Tu achas que a Boeing Company, sobreviveria sem as gigantescas encomendas militares do Pentágono?

    Além do mais, ora, a EMBRAER é uma empresa nacional brasileira, como o são as: a Ford, a Chevrolet, etc.

    Quanto à situação falimentar da Petrobras, antes de repetir o que a TV Globo deseja que você creia, procure se informar melhor. Busque fontes menos comprometidas com os interesses externos, pra não ficar eternamente infantilizado, refém dos contos do Lobo Mal e da Vovozinha do Tio Sam. Acredite, Papai Noel nunca existiu de verdade.

    Orlando

  7. Aos críticos das estatatais:
    Se não fosse uma ação estatal, hoje o Brasil não teria Embraer, nem Petrobras e nem as siderúrgicas.
    Duvido que algum empresário brasileiro teria coragem de iniciar do zero, uma empresa de construção de aviões.
    Vamos pensar e ser equilibrados na hora de fazer as nossas críticas.

  8. As vezes, fico triste com brasil com tantas noticias tristes da nossa politica, mas quando vejo noticias assim , reacendo o meu orgulho de ser brasileiro e aconselho os meus filhos a não desistir do Brasil.
    Parabéns a Embraer.

  9. O BRASILEIRO ANDA EM SUA GRANDE MAIORIA SENDO MASSA DE MANOBRAS , PENA QUE QUESTÕES BEM MAIS IMPORTANTES SE APAGAM DE NOSSAS MENTES .DITADURAS, PLANOS ECONÔMICOS MAL ELABORADOS,MÍDIA COM COMPROMISSOS DISSOCIADOS DIFERENTES DO DE INFORMAR, POLITICOS GOVERNANTES EM SUA MAIORIA ABSOLUTA , PROCESSADOS, EAI AVANTE!!!!!!
    NOSSAS EMPRESAS SÃO NOSSO ORGULHO ,NOSSOS POLITICOS NOSSA DECEPÇÃO.

  10. falida pelo Sarney e salva com a privatização do Itamar com ajuda do BNDES. Agora se expandindo para Portugal e Flórida. Depender do mercado interno pode ficar na pior de novo. Espero que a FAB tenha verba para comprar os 28 prometidos. O estado Brasileiro esta falido.

  11. O Brasil deveria investir mais em educação e deixar de investir
    em bolsa isso, bolsa aquilo. A igreja de roma, quer que nosso pais invista em meninos, em grande quantidade, e tanto que no presidio de menores, ja tem visita intima e ai todo ano e um mundo de gente sem a menor estrutura, tornando-se futuros deliquentes, e assim segue onde a hipocrisia reina . Tomara que ela não chegue até o planeta marte, quando o conquistarem…
    Desejo que um dia o Brasil faça algo que nos de Orgulho …

Comments are closed.

Previous Post
A Airbus afirma ter investido ”muitos milhões de dólares” na criação do novo centro em Campinas (Rodrigo Ribeiro)

Airbus inaugura centro de treinamento no Brasil

Next Post
O E195-E2 será apresentado na França com uma pintura especial (Embraer)

Embraer prepara importante apresentação no Paris Air Show

Related Posts
Total
0
Share