Primeiro turboélice ATR que chegou ao Brasil é desativado

Modelo que voou por seis companhias brasileiras será transformado em acomodação de hotel no Amazonas
A frota da MAP conta com cinco aeronaves: são três ATR 42 e dois ATR 72 (ATR)
ATR 42-300 “Maria da Fé” voou com seis companhias aéreas do Brasil por quase 30 anos (ATR)

A primeira aeronave da fabricante ítalo-francesa Avions de Transport Régional (ATR) que entrou em serviço no Brasil, o turboélice ATR 42-300 com registro PT-MFE está oficialmente aposentado. O avião, que não voava desde fevereiro de 2020, foi retirado do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM), no último sábado (26), segundo informações do Aviação Amazônia.

Conhecido como “Maria da Fé”, em referência as letras em sua matrícula, o avião foi concluído pela ATR em 1993, mesmo ano em que chegou ao Brasil – depois de ser rejeitado pelo comprador original, a Lao Aviation do Laos. Enquanto esteve ativo, o modelo voou em nome de seis companhias aéreas brasileiras sempre com o mesmo registro aeronáutico.

O primeiro operador do PT-MFE foi a extinta Pantanal Linhas Aéreas. Posteriormente, o ATR 42-300 passou pelas frotas da Total Linhas Aéreas, TRIP Linhas Aéreas, Sideral Linhas Aéreas, MAP Linhas Aéreas e encerrou a carreira com a Voepass (embora voasse com a pintura da MAP, empresa que foi adquirida pela Voepass em 2019).

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Como mostrou a página amazonense sobre aviação, o turboélice foi parcialmente desmontado e retirado de caminhão do aeroporto de Manaus. Segundo a página, o PT-MFE será enviado para o interior o interior do Estado do Amazonas, onde será transformado em acomodação de hotel.

Total
0
Shares
Previous Post

Ex-dono da Avianca deve disputar novo leilão da TAP Air Portugal

Next Post

Força Aérea da Índia quer mais 100 caças Tejas para substituir antigos MiG-21

Related Posts
Total
0
Share