Rússia vai transformar quadrimotor Il-96 em jato de dois motores

Diretor da fabricante UEC-Aviadvigatel afirmou que conversão será possível com o novo turbofan PD-35, que está sendo desenvolvido
Ilyushin Il-96 (Dmitry Terekhov)

O velho quadrimotor Ilyushin Il-96 pode perder dois turbofans em 2025, mas isso é uma boa notícia. A Rússia espera converter a aeronave concebida na década de 80 para receber motores PD-35, que estão sendo desenvolvidos no país. Segundo Alexander Inozemtsev, diretor da fabricante UEC-Aviadvigatel, um Il-96 bimotor faz parte dos planos o futuro avião presidencial de Putin.

A esperança russa no turbofan PD-35 é enorme já que se trata do maior motor já produzido no país. A principal aeronave que será equipada com o motor é o CR929, um widebody semelhante ao Boeing 787 que está sendo desenvolvido em parceria com a China.

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Mas a intenção da UAC, a holding que controla as principais fabricantes aeroespaciais russa, é transformar os atuais quadrimotores como o Il-76 e o Il-96 em bimotores.

Atualmente, a Rússia se esforça para retomar a produção de algumas aeronaves antigas e só dispõe do antigo turbofan PS-90, que tem um empuxo limitado e consome muito combustível.

Conceito do PD-35

Além do PD-35, a UEC-Aviadvigatel está finalizando a certificação do PD-14, que equipará o MC-21, jato de corredor único mais avançado da Rússia, e também avança no projeto do PD-8, um pequeno turbofan que será usado na versão revisada do jato regional Sukhoi SuperJet, o SSJ-New.

Apesar disso, o PD-35 é de longe o maior desafio da empresa. Ele superará o desempenho do D-18T, o maior motor usado em aeronaves da antiga União Soviética como o An-124 e o An-225.

Segundo a Rostec, o turbofan terá versões de 24 a 38 toneladas de empuxo. A expectativa é que um protótipo realize o voo inaugural em 2023, embora isso seja pouco provável diante do estágio atual do programa.

 

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