Sem fazer alarde, FedEx aposentou seu último cargueiro MD-10

Clássico trijato da McDonnell Douglas voou com a empresa de transporte logístico por 42 anos

Os últimos MD-10 em serviço com a FedEx têm em média 40 anos (André Du-pont/Creative Commons)
A FedEx operou 77 trijatos DC-10/MD-10 entre 1980 e 2022 (André Du-pont/Creative Commons)

Não teve festa, nem homenagem ou qualquer outro tipo de celebração. Em 31 de dezembro de 2022, a companhia aérea cargueira FedEx, dos EUA, retirou de serviço seu último trijato McDonnell Douglas MD-10, aeronave que serviu na empresa de transporte logístico por 42 anos.

Em 2021, num informe a investidores, a companhia já havia confirmado que iria retirar de operação a frota de MD-10 até o fim do ano fiscal de 2022 nos EUA. A empresa não se pronunciou sobre a aposentadoria recente da aeronave.

A FedEx recebeu os primeiros MD-10 em 1980 e operou um total de 77 aeronaves do tipo, segundo dados do Airfleets. No passado, o avião tinha outro nome: era o DC-10. A mudança aconteceu em 1996, quando a McDonnell Douglas (absorvida pela Boeing em 1997) lançou a versão modernizada MD-10 com os mesmos sistemas do MD-11, um dos jatos comerciais mais avançados da década de 1990.

Embora fosse um dos aviões menos eficientes da companhia, o MD-10 ainda esbanjava uma capacidade notória de carga. A aeronave comporta uma carga útil de 65 toneladas e tem autonomia de 3.700 km. Outra variante operada pela FedEx, o MD-10-30F era ainda mais impressionante: transportava 82 toneladas com autonomia de voo próxima dos 7.000 km.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Ave rara

O DC-10 voou no Brasil com as companhias aéreas Varig e VASP (JetPix -Wikimedia Commons)
O DC-10 voou no Brasil com as companhias aéreas Varig e VASP (JetPix -Wikimedia Commons)

Um tipo de avião cada vez mais raro nos aeroportos, os trijatos logo devem entrar em extinção. Um dos modelos mais icônicos dessa categoria, o DC-10/MD-10 é um dos poucos de sua espécie que ainda sobrevive no mercado, bem como o clássico Boeing 727.

Com a retirada dos aparelhos da FedEx, a companhia TAB Cargo, da Bolívia, agora é o único operador comercial da aeronave, com um único exemplar da variante MD-10-30 em serviço.

MD-10-30F da empresa boliviana TAB Cargo (divulgação)

Outros operadores do trijato são as forças aéreas dos EUA e da Holanda. Os americanos, no entanto, já começaram a desativar seus KC-10 Extender, versão militar adaptada para missões de reabastecimento aéreo (REVO). O modelo derivado do DC-10 é até hoje o “avião-tanque” com maior capacidade operado nos EUA, capaz de transportar 165.561 kg de combustível.

Até pouco tempo, o MD-10 servia em missões variadas. A empresa 10 Tanker Air Carrier desativou em 2020 os últimos modelos adaptados para combater incêndios. A Omega Air também aposentou recentemente o último KC-10 civil do mundo, usado em missões REVO com clientes militares, assim como o trijato da fundação Orbis International, que serviu como hospital móvel até 2022.

KC-10 Extender da USAF abastecendo um caça F-22; frota está sendo desativada gradualmente (USAF)