South African Airways vai voar para São Paulo com avião idoso

Companhia aérea sul-africana confirmou que rotas para Joanesburgo e Cidade do Cabo serão feitas com o quadrimotor Airbus A340-300, que hoje é mais comum no Irã e na Venezuela

A South African já operou vários A340 (Aero Icarus)

A South African Airways (SAA), companhia aérea de bandeira do país, pretende retomar os voos de longa distância a partir de outubro e escolheu São Paulo como primeiro destino internacional.

Os voos sairão da Cidade do Cabo a partir de 31 de outubro e de Joanesburgo com início em 6 de novembro, segundo a empresa aérea.

Com a frota bastante reduzida em relação ao passado, a SAA revelou que os dois voos serão operados com o Airbus A340-300, aeronave widebody de quatro motores e que está praticamente aposentada na maior parte do mundo.

Lançado nos anos 90, o A340-300 foi a maior variante da família original, respondendo por 218 dos 246 jatos fabricados – mais tarde a Airbus tentou salvar a carreira do modelo lançando as versões -500 e -600 mas as vendas foram ainda piores.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

O A340 surgiu no começo dos anos 90 para ser uma alternativa de widebody de longo alcance (Anthony Noble)

O A340-300 utiliza motores CFM56 semelhantes aos que equipam jatos 737. Na época os bimotores como o Boeing 767 e o A300 já assumiam voos transoceânicos mas os limites ETOPS – que define a distância que um aeroporto de alternativa deve estar em caso de um pane em um dos motores – ainda não eram suficientes para certas rotas mais longas.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Essa situação começou a mudar e quem se beneficiou foi o irmão A330, que usava a mesma fuselagem do A340 mas com opções de turbofans maiores da GE (CF6), Pratt & Whitney (PW4000) e Rolls-Royce (Trent 700).

No fim, os widebodies de dois motores tomaram o mercado e o A340 viu suas vendas minguarem até que em 2012 os últimos jatos deixaram a linha de produção da Airbus.

Bimotor, o A330 se mostrou uma aeronave mais atraente que seu irmão de quadrirreator

Passagens em promoção

A South African já operou vários A340, mas atualmente só teria uma aeronave ativa, o ZS-SXF, recebido em 2007 de segunda mão e que já voa há mais de 18 anos.

A Airbus, no entanto, informa que a SAA tem três dessas aeronaves, uma das poucas companhias aéreas ocidentais a mantê-lo em voo. O maior cliente do quadrimotor é o grupo Lufthansa, que mantém 26 quadrimotores em serviço, incluindo a pouco vendida versão A340-200.

A SAA está com preços promocionais nos voos de São Paulo para a África do Sul (Julian Herzog)

O widebody, no entanto, é bastante usado em países que têm restrições de acesso a aeronaves mais novas como a Venezuela e o Irã – este último ‘contrabandeou’ alguns exemplares recentemente e que estavam justamente na África do Sul.

A transportadora sul-africana também possui um A330-300 bem mais novo, com apenas seis anos em serviço e que está configurado para transportar 249 passageiros em duas classes.

O A340-300, por sua vez, possui 253 assentos, sendo 38 na classe executiva e 215 na classe econômica.

Os voos para São Paulo foram anunciados em junho em meio ao plano de recuperação da SAA após passar por sérias dificuldades financeiras.

A companhia aérea anunciou o lançamento de tarifas promocionais em ambas as rotas, a partir de US$ 686 (R$ 3.300) para viagens entre 31 de outubro e 31 de março de 2024.

Posts Similares