South African Airways vai voar para São Paulo com avião idoso

Companhia aérea sul-africana confirmou que rotas para Joanesburgo e Cidade do Cabo serão feitas com o quadrimotor Airbus A340-300, que hoje é mais comum no Irã e na Venezuela
A South African já operou vários A340 (Aero Icarus)

A South African Airways (SAA), companhia aérea de bandeira do país, pretende retomar os voos de longa distância a partir de outubro e escolheu São Paulo como primeiro destino internacional.

Os voos sairão da Cidade do Cabo a partir de 31 de outubro e de Joanesburgo com início em 6 de novembro, segundo a empresa aérea.

Com a frota bastante reduzida em relação ao passado, a SAA revelou que os dois voos serão operados com o Airbus A340-300, aeronave widebody de quatro motores e que está praticamente aposentada na maior parte do mundo.

Lançado nos anos 90, o A340-300 foi a maior variante da família original, respondendo por 218 dos 246 jatos fabricados – mais tarde a Airbus tentou salvar a carreira do modelo lançando as versões -500 e -600 mas as vendas foram ainda piores.

O A340 surgiu no começo dos anos 90 para ser uma alternativa de widebody de longo alcance (Anthony Noble)

O A340-300 utiliza motores CFM56 semelhantes aos que equipam jatos 737. Na época os bimotores como o Boeing 767 e o A300 já assumiam voos transoceânicos mas os limites ETOPS – que define a distância que um aeroporto de alternativa deve estar em caso de um pane em um dos motores – ainda não eram suficientes para certas rotas mais longas.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Essa situação começou a mudar e quem se beneficiou foi o irmão A330, que usava a mesma fuselagem do A340 mas com opções de turbofans maiores da GE (CF6), Pratt & Whitney (PW4000) e Rolls-Royce (Trent 700).

No fim, os widebodies de dois motores tomaram o mercado e o A340 viu suas vendas minguarem até que em 2012 os últimos jatos deixaram a linha de produção da Airbus.

Bimotor, o A330 se mostrou uma aeronave mais atraente que seu irmão de quadrirreator

Passagens em promoção

A South African já operou vários A340, mas atualmente só teria uma aeronave ativa, o ZS-SXF, recebido em 2007 de segunda mão e que já voa há mais de 18 anos.

A Airbus, no entanto, informa que a SAA tem três dessas aeronaves, uma das poucas companhias aéreas ocidentais a mantê-lo em voo. O maior cliente do quadrimotor é o grupo Lufthansa, que mantém 26 quadrimotores em serviço, incluindo a pouco vendida versão A340-200.

A SAA está com preços promocionais nos voos de São Paulo para a África do Sul (Julian Herzog)

O widebody, no entanto, é bastante usado em países que têm restrições de acesso a aeronaves mais novas como a Venezuela e o Irã – este último ‘contrabandeou’ alguns exemplares recentemente e que estavam justamente na África do Sul.

A transportadora sul-africana também possui um A330-300 bem mais novo, com apenas seis anos em serviço e que está configurado para transportar 249 passageiros em duas classes.

O A340-300, por sua vez, possui 253 assentos, sendo 38 na classe executiva e 215 na classe econômica.

Os voos para São Paulo foram anunciados em junho em meio ao plano de recuperação da SAA após passar por sérias dificuldades financeiras.

A companhia aérea anunciou o lançamento de tarifas promocionais em ambas as rotas, a partir de US$ 686 (R$ 3.300) para viagens entre 31 de outubro e 31 de março de 2024.

Total
0
Shares
Previous Post

Veja quais foram os 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2022

Next Post
Concepção artística do eVTOL da Embraer (Embraer)

Embraer marca presença em Oshkosh para promover o “carro voador” da Eve

Related Posts
Total
0
Share