Startup francesa VoltAero apresenta o primeiro protótipo do avião híbrido-elétrico Cassio 330

Aeronave para até cinco passageiros ainda será equipada apenas com motor térmico fornecido pela Kawasaki e voará pela primeira no final de 2023. Versão híbrida está prevista para 2024
O protótipo do Cassio 330, ainda com motor a combustão apenas (Ricardo Meier)

A VoltAero é uma das startups voltadas à aviação sustentável com projetos mais avançados no momento. A empresa francesa apresentou no domingo (18) no Paris Air Show o primeiro protótipo do Cassio 330, um monomotor híbrido-elétrico para até cinco passageiros.

A aeronave de configuração canard e cauda com estabilizadores verticais duplos deverá voar pela primeira vez até o final deste ano.

No entanto, o protótipo é equipado apenas com um motor a combustão fornecido pela Kawasaki e que é derivado de unidades usadas em motocicletas.

A aeronave deve voar pela primeira vez até o final deste ano (Ricardo Meier)

A VoltAero quer primeiro validar os conceitos aerodinâmicos e da estrutura da aeronave.

A aeronave de testes número 2, que fará o voo inaugural em 2024 será a primeira a receber o conjunto de propulsão híbrida, que une o motor de quatro cilindros da Kawasaki com um motor elétrico fornecido pela Safran

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Juntos, os dois motores gerarão até 345 kw de potência. O protótipo número 2 também estreará a suíte de aviônicos Avidyne com displays de 14 polegadas e configuração para operação com somente um piloto.

O Cassio 330 é apenas o primeiro de uma família de aeronaves híbrido-elétricas que contará também com o Cassio 480 (seis assentos) e o Cassio 600, capaz de transportar até 12 pessoas e que receberá um motor de seis cilindros da Kawasaki.

O Cassio 330 tem configuração canard (Ricardo Meier)

O Cassio 330 usará primariamente a unidade elétrica em voos de até 150 km enquanto o motor a combustão servirá para ampliar o alcance em trajetos mais longos.

Em 2020, a empresa já havia realizado testes com propulsão híbrida com um Cessna 337 adaptado. Seu fundador, Jean Botti, trabalhou na Airbus na área de tecnologia anteriormente.

A VoltAero não informou com qual previsão de entrada em serviço trabalha.

A Safran fornecerá o motor elétrico da aeronave (Ricardo Meier)

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