Startup troca frio da Suécia pelo sol da Califórnia em projeto de avião híbrido de passageiros

Heart Aerospace vai se mudar de Gotemburgo para Los Angeles para dar sequência no desenvolvimento do modelo ES-30
Aeronave de demonstração HX-1 (Heart Aerospace)
Aeronave de demonstração HX-1 (Heart Aerospace)

A startup Heart Aerospace, que desenvolve o projeto de um avião de passageiros híbrido-elétrico, anunciou a transferência de suas instalações de Gotemburgo, na Suécia, para Los Angeles, nos Estados Unidos.

A mudança estratégica tem como objetivo acelerar o desenvolvimento dos protótipos Heart X1 e Heart X2, ambos parte de sua meta de mobilidade aérea regional de baixo carbono.

Com isso, a empresa confirmou que encerrará suas atividades no país europeu, onde surgiu.

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O primeiro voo do X1 está programado para 2025 e será um passo crucial para validar as tecnologias que também estarão presentes no futuro X2, que promete ser a versão definitiva da aeronave comercial da empresa.

Projeção do ES-30 em Los Angeles (Heart Aerospace)

Segundo Anders Forslund, CEO e co-fundador da Heart Aerospace, a nova fase prioriza a integração vertical e o desenvolvimento interno de tecnologias essenciais, como baterias, sistemas de atuação, software e hardware híbrido-elétrico.

“Nossa mudança para Los Angeles marca um novo capítulo. Estamos adotando um modelo de desenvolvimento contínuo, onde temos maior controle sobre os sistemas e maior agilidade para evoluir os protótipos”, afirmou Forslund.

De 100% elétrico para híbrido

Originalmente, a Heart Aerospace havia proposto o desenvolvimento do ES-19, um avião 100% elétrico com capacidade para 19 passageiros. No entanto, em 2022, a empresa anunciou uma reconfiguração do projeto, dando origem ao ES-30 — uma aeronave regional híbrida-elétrica com maior alcance e capacidade para 30 passageiros.

A decisão foi motivada pelos desafios técnicos e regulatórios do voo totalmente elétrico em larga escala, especialmente no que diz respeito à densidade energética das baterias.

Aeronave de demonstração HX-1 (Heart Aerospace)

A versão híbrida, portanto, combina propulsão elétrica com geradores movidos a combustível, oferecendo alcance de até 800 km com reserva, dependendo do perfil de missão. Essa configuração proporciona maior flexibilidade operacional e atende melhor às demandas das companhias aéreas regionais.

Protótipo Heart X1 deve voar em breve

Apresentado em 2024, o protótipo Heart X1 é uma aeronave de testes movida apenas a eletricidade que servirá como plataforma para validação de tecnologias do ES-30 e do futuro X2. O X1 utiliza sistema elétrico e foi construído com foco em modularidade para permitir upgrades rápidos de baterias, motores e sistemas eletrônicos.

Aeronave de demonstração HX-1 (Heart Aerospace)

Dados do Heart X1:

  • Tipo: aeronave de demonstração
  • Configuração: asa alta com trem de pouso fixo
  • Propulsão: dois motores elétricos com suporte de gerador a combustão
  • Capacidade: 4 lugares (experimental)
  • Velocidade de cruzeiro estimada: 200 km/h
  • Alcance: até 300 km em configuração híbrida
  • Estreia em voo: prevista para o segundo semestre de 2025

O X1 já passou por extensivos testes de solo e revisões de projeto desde sua apresentação, sendo descrito pela Heart como um “laboratório voador” para acelerar o desenvolvimento do X2, que será a plataforma tecnológica definitiva da empresa.

Aeronave de demonstração HX-1 (Heart Aerospace)

Expansão e foco no mercado norte-americano

Com a nova sede em Los Angeles, a Heart Aerospace reforça sua estratégia de aproximação com parceiros e investidores localizados principalmente nos Estados Unidos. A fabricante já acumula alguns acordos preliminares pelo ES-30, incluindo empresas como United Airlines, Air Canada e a startup escandinava Sounds Air.

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