Super Tucano entra em combate no Afeganistão

Aeronave de ataque ao solo da Embraer bombardeou posições insurgentes, afirma site
O Super Tucano é empregado atualmente em mais de 10 países (USAF)
A Força Aérea do Afeganistão foi um dos usuários mais assíduos do Super Tucano em combate (USAF)
O Super Tucano é empregado atualmente em mais de 10 países (USAF)
O Super Tucano é empregado atualmente em mais de 10 países (USAF)

O A-29 Super Tucano estreou na Força Aérea do Afeganistão em janeiro deste ano e já começou a disparar suas armas. Segundo o site IHS Jane’s 360, as aeronaves realizaram ataques aéreos contra posições insurgentes na província de Badakhshan, a 380 km da capital Cabul, em 15 de abril. Esse foi o primeiro uso em combate do avião desenvolvido pela Embraer no país.

Fontes citadas pelo site afirmaram que as aeronaves efetuaram três bombardeiros noturnos em um dos principais redutos insurgentes na região. Os ataques mataram três comandantes rebeldes. No entanto, uma das ações matou o insurgente procurado e também toda sua família, deixando 12 mortos.

A Força Aérea do Afeganistão já conta com oito Super Tucanos em serviços, recebidas no início deste ano. Até 2018, o país vai completar sua frota com outras 12 aeronaves.

Super Tucano “Made in USA

Os A-29 operados no Afeganistão foram montados pela Sierra Nevada Corporation (SNC), nos Estados Unidos. A empresa é parceira da Embraer na área militar desde 2013. O Super Tucanos afegãos têm partes fabricadas no Brasil e os componentes importados são enviados diretamente a fábrica da SNC, em Jacksonville, onde a versão americana é finalizada.

O Super Tucano é considerado atualmente uma das aeronaves leves mais eficientes e avançadas para missões de ataque e pode ser empregado até como caça. O modelo pode ser equipado com bombas guiadas a laser ou sensores, em operações de reconhecimento. Também pode levar mísseis orientados por calor, capazes de perseguir e abater helicópteros ou aviões de baixa performance.

Os Super Tucanos que voam no Afeganistão foram montados nos EUA (USAF)
Os Super Tucanos que voam no Afeganistão foram montados nos EUA (USAF)

O motor turbo-hélice do Super Tucano gera até 1.600 hp, o suficiente para levar a aeronave a velocidade máxima de 590 km/h e até 10,6 mil metros de altitude. Se voar com tanques de combustível externos, pode realizar viagens de até 2.800 km ou permanecer voando por quase nove horas sem interrupções.

Cada Super Tucano custa cerca de US$ 14 milhões e o custo de manutenção do avião é considerado baixo: cada hora de voo com a aeronave militar da Embraer custa cerca de US$ 400.

Veja mais: A primeira guerra de um avião da Embraer

Total
0
Shares
34 comments
  1. “O motor turbo-hélice do Super Tucano gera até 1.600 hp, o suficiente para levar a aeronave a velocidade máxima de 590 km/h…”

    Um boing 737 ou 747 chega a 900 Km/h…..

  2. Não sabia que ainda se fazia aviões da segunda guerra em pleno ano de 2016.

    Impossível patrulhar a enorme fronteira desse país com uma frota tão defasada.

  3. Boa noite.
    Não consigo mais ler nenhuma matéria inteira do site pelo celular. Em todas que tentei ler essa semana um banner cobria parte de matéria, sem excessão.

  4. Se o brasil fosse serio, e aqui nada é serio, poderia, digo “poderia” ser interessante treinar pilotos brasileiros voando neste avião, isto seria experiência em combate

  5. Atirar em seres humanos é fichinha.
    Quero ver num enfrentamento direto com artilharia anti aérea, ou contra helicópteros de combate ou outras aeronaves de combate.
    Esta aeronave brasileira foi pensada para combater somente guerrilheiros.
    Chega a ser COVARDIA.
    Não há mérito e nem honra nenhuma, matar combatentes no solo.

  6. Sim Paulo. Um 747 chega aos 900km/h.

    Mas o super tucano é uma aeronave usada para treinamento, patrulhento e pequenos ataques ar-terra. E nessa finalidade é uma aeronave super conceituada.
    Não se usa um F16 ou um F22 nas situações acima pelo alto custo que representa.
    É por isso que toda força aérea é composta por aeronaves com distintas finalidades.

  7. Olha o comentário desse animal comparando um avião de transporte de passageiros com um avião de guerra

  8. Paul sua comparação é totalmente descabida. São aviões com finalidades totalmente diferentes.

  9. E OS PETISTAS COMPRARAM AVIÕES SUECOS A PREÇO DE OURO….QUE BARBARIDADE – 35 BILHÕES DE DÓLARES.

  10. Que diabos é boing?

    Brincadeiras a parte, não tem nada haver comparar a velocidade de um avião comercial a jato com um turbo-hélice. Além das aplicações serem completamente diferentes.

  11. RATODEBOTAS, a FAB utiliza o A-29 como anv de treinamento no CATRE em Natal (2º/5º GAv – Esquadrão Joker) e o emprega como anv operacional nos 3ºs esquadrões (Porto Velho, Boa Vista e Campo Grande).

    CLEBER, o A-29 é uma excelente plataforma, contando com uma tecnologia embarcada de primeiríssimo mundo. Tanto que até os EUA os utilizam hoje em dia. O fato de ser um “avião a hélice” não significa ser de tecnologia defasada, mas somente o é pra cumprir missões para o qual é “solicitado” (COINT, CAS e etc).

    Abraço

  12. O que um Turbohelice militar tem a ver com um 747 ? Só pode ser comparação de petista isso aí. kkkk

  13. Caro Lira,

    Eu falei em situação real, mas creio que hoje, isto seria impraticável, razões politicas, nosso governo (pt), não estamos na 2ª guerra ou coreia e não somos nada, etc

  14. Vixe, se quer honra e gloria, vai la se matar na primeira linha nesses países insurgentes aí, te dou absoluta certeza de que pra cada um que voce cogitar matar, terão outros 10 pra te explodir, guerra não se ganha com numeros, e sim com estratégias.

  15. “Os ignorantes, que acham que sabem tudo, privam-se de um dos maiores prazeres da vida: aprender.”
    Parabéns pela matéria Thiago.

  16. Ferrari feita pra andar a 340km/h, objetivo pista, curvas rápidas retomada (caça)… uno 1.0 (patrulha de bairro) manutenção barata, é econômico andando de devagar, só uma pessoa que não tem nada cabeça faz uma relação absurda de velocidade máxima com objetivo prático, tático etc.

  17. Senhores, não entendo nada se aviões ou guerras.
    Acredito que praticamente todos que postaram mensagens aqui tb não.
    Mas entendo que não precisamos set deselegantes (mal-educados) com ninguém.
    Seria mais proveitoso cada um dar sua opinião sem agredir os outros.
    Eu gosto muito deste site, aprendo cada dia mais.

  18. Podiam ter sido montados no Brasil, né? Gerar emprego aqui nada. Depois ficam enaltecendo EMBRAER como se ainda fosse uma empresa brasileira. Faz tempo que isso acabou.

  19. Fernando S. Filho: Já vi que tu é da turminha do desgraçado PT. Onde se viu 35 bilhões de dólares por 36 caças Gripen??? Tu tá fumando demais, meu!!

  20. Quem esta chamando o A-29 de velharia, aeronave da segunda guerra mundial e afins, certamente não manja nada de aviação de combate, não sabem nem mesmo a diferença entre tipos de aeronaves e suas missões.

  21. O Super Tucano é um avião excelente para oque ele é empregado, não seja ignorante de comparar um Super Tucano com um f-22, porque eles são feitos para diferentes objetivos, você não vai usar um Super tucano para abater um bombardeiro, e nem um f-22 para patrulhar a selva amazônica!

  22. Brasileiros sendo brasileiros na hora de dar seus comentários “geniais”… Não entendo pq esse povinho entra numa thread sobre aviões antiguerrilha, no caso o A-29, para querer dar seus pitacos, passar vergonha sem saber, e ainda achar que estão arrasando… Alguém me explica esse fenômeno dessa terrinha? Pq essa gente teima em querer comentar em tudo que é assunto cientifico ou específico sem o menor preparo e conhecimento, deixando “aquela pérola” que acaba virando a piada do dia, e achar que deu uma super-colaboração… Eu tenho minha tese, esse fenômeno se chama ignorância….

Comments are closed.

Previous Post
O MAB reúne alguns dos primeiros aviões brasileiros que decolaram (Divulgação)

Conhecendo o Memorial Aeroespacial Brasileiro

Next Post
O milésimo jato executivo que a Embraer fabricou foi um Legacy 500 (Embraer)

Embraer entrega 1000° jato executivo

Related Posts
Total
0
Share