A nova companhia já nasce gigante, com 328 aeronaves e 135 destinos (Imagem - Latam)

A nova companhia já nasce gigante, com 328 aeronaves e 135 destinos (Imagem – Latam)

Atualmente a maior companhia aérea do Brasil, a Tam, vai mudar de nome e o mesmo vai acontecer com sua parceira Lan. O Grupo Latam, que reúne duas as companhias, passará a ter uma marca única a partir de 2016. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (6) em coletiva de imprensa em São Paulo com diretores das duas empresas, que confirmaram o novo nome “Latam Airlines”, que é uma referência a “Latin American”, e já teve sua logomarca divulgada.

A transição para a nova fase será gradual e a previsão e que a primeira aeronave, possivelmente um Boeing 777, com a nova marca seja preparada em fevereiro de 2016. De acordo com Enrique Cueto, presidente do grupo Latam, o processo de unificação das empresas e padronização das aeronaves deve ser concluído em três anos. Além da repentira dos aviões, as empresas vão unificar escritórios comerciais, páginas na internet e uniformes.

A única parte que vai levar mais tempo para entrar no processo de unificação são os programas de fidelidade (Tam Fidelidade e Lanpass). Mais adiante os planos de milhagem serão reunidos, criando um novo programa.

“A experiência será melhor, pois os clientes terão acesso a produtos e serviços mais rápidos e unificados dentro da rede, um e-commerce mais potente e canais de comunicação mais integrados, além de maior velocidade no desenvolvimento de inovações tecnológicas em todos os países em que opera”, disse Cueto.

A padronização da Latam também reunirá todas as empresas de transporte de passageiro e carga que atualmente forma o grupo: Lan Airlines e suas subsidiárias no Peru, Argentina, Colômbia e Equador. Tam Linhas Aéreas S.A., Tam Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Paraguay); e as companhias aéreas de carga do Grupo Latam, compostas por Lan Cargo, Lan Cargo Colombia, ABSA (Tam Cargo) e Mas Air.

O padrão de cores das aeronaves da Tam e Lan serão unificados ao longo dos próximos três anos (Imagem - Divulgação)

O padrão de cores das aeronaves da Tam e Lan serão unificados ao longo dos próximos três anos (Imagem – Divulgação)

Gigante

A Latam Airlines já nasce como uma empresa aérea gigante, com média de aproximadamente 70 milhões de passageiros transportados por ano em 328 aeronaves (313 de passageiros e outros 15 cargueiros). Somando operações atuais da Tam e Lan, o grupo cobre uma malha de 117 destinos na América do Sul, 10 na América Central e do Norte, cinco da Europa e três na Oceania.

Como prevem os diretores do grupo, o maior desafio na padronização das empresas será unificar as experiências dos passageiros e os processos operacionais.