“Táxi voador elétrico” da Embraer terá suíte de aviônicos G3000 da Garmin

Subsidiária de Mobilidade Aérea Urbana EVe também selecionou mais duas outras fornecedoras para os controles de voo e sistema de gerenciamento térmico da aeronave elétrica
O eVTOL da Eve deverá voar pela primeira vez em 2024 (Eve)

A Eve Air Mobility, subsidiária de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Embraer, anunciou em 6 de novembro três novos fornecedores da sua futura aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

A primeira delas é a Garmin, que será responsável pela suíte de aviônicos. Para isso, a empresa equipará o eVTOL com a suíte de aviônicos G3000, com telas sensíveis ao toque de alta resolução. O sistema é bem conhecido e confiável, inclusive sendo usado por vários outros modelos como os jatos executivos da Embraer.

A empresa alemã Liebherr, por sua vez, desenvolverá os atuadores eletromecânicos (EMA) para os controles de voo eletrônicos (fly-by-wire) do eVTOL. Eles receberão energia do sistema elétrico da aeronave, garantindo alto desempenho, adaptabilidade e facilidade de manutenção, disse a empresa.

Por fim, a Intergalactic ficará a cargo de fornecer o sistema de gerenciamento térmico, que garantirá uma temperatura adequada para os equipamentos, como baterias e outros componentes eletrônicos. O sistema também será responsável pela climatização da cabine.

“Estamos entusiasmados para trabalhar com cada um dos nossos fornecedores à medida que avançamos no desenvolvimento do nosso eVTOL”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Cada parceiro passa por uma análise rigorosa que avalia não apenas o desempenho e a qualidade de seus produtos, mas também sua dedicação à melhoria contínua e suporte e satisfação do cliente. Buscamos desenvolver um relacionamento de longo prazo com cada um de nossos fornecedores.”

Planta da Embraer em Taubaté é preparada para abrigar a linha de produção da Eve (Embraer)

Entrada em serviço em 2026

Além dos três novos fornecedores, a Eve já havia anunciado durante o Paris Air Show a Nidec Aerospace como fornecedorá do sistema de propulsão elétrica, a BAE Systems para entregar as baterias de alta capacidade e a francesa DUC Hélice Propellers, que produzirá os rotores e hélices da aeronave.

Das seis fornecedoras, a Nidec é o projeto mais ambicioso por se tratar de uma joint venture com a própria Embraer e que poderá no futuro fornecer sistemas para outras aeronaves e veículos elétricos.

O eVTOL da Eve está sendo desenvolvido num ritmo mais lento que alguns projetos, mas a empresa tem dito que prefere atingir cada estágio de forma plena em vez de acelerar o lançamento da aeronave no mercado.

Por essa razão, o primeiro protótipo em escala real do eVTOL só ficará pronto em 2024, quando está marcado o voo inaugural. A aeronave possui uma configuração mais simples do que alguns concorrentes. Nela há rotores dedicados ao voo vertical e hélices para propulsão horizontal cuja sustentação se dará pelo uso de asas fixas.

Em julho, a Eve anunciou sua primeira fábrica da aeronave ficará em Taubaté, cidade próxima à sede da Embraer. A previsão é que o eVTOL entre em serviço em 2026.

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