Turboélice de treinamento Embraer T-27 Tucano completa 40 anos na FAB

Aeronave turboélice foi fundamental para aprimorar o trabalho da Academia da Força Aérea e acabou exportada para vários países
T-27 Tucano com a pintura especial de 40 anos (FAB)

A Academia da Força Aérea (AFA) comemorou no dia 20 de novembro os 40 anos de operação do T-27 Tucano, treinador avançado desenvolvido pela Embraer.

Em serviço na Força Aérea Brasileira desde 1983, o EMB-312, como é conhecido pela fabricante, não apenas elevou o trabalho da AFA como se tornou um dos aviões mais exportados da Embraer.

Para marcar o momento, a AFA pintou um dos turboélices com um padrão especial apresentado durante a cerimônia que marcou os 40 anos em serviço.

O evento ainda contou com um sobrevoo de um T-27 Tucano acompanhado dos aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça – que utilizou o modelo por mais de três décadas até substituí-lo pelo EMB-314 Super Tucano.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, a bordo do Tucano (FAB)

“É um prazer muito grande fazer parte desse momento, nessa aeronave que formou grande parte dos nossos aviadores, praticamente todos. Voar essa máquina é uma sensação maravilhosa. Parabéns a todos. É um grande prazer. Somos todos Força Aérea”, disse o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno. Comandante da Aeronáutica.

Sucessor do jato Cessna T-37

O Tucano nasceu da necessidade da FAB de substituir os jatos de treinamento Cessna T-37C Tweet, adquiridos no final da década de 60 e do qual foram recebidas 65 aeronaves.

O T-37, embora considerado muito eficiente no treinamento, era um avião de custo de manutenção elevado e falta de peças de reposição. Com a boa experiência obtida com o desenvolvimento do Bandeirante, a FAB repetiu a parceria com sua empresa para criar uma aeronave de treinamento moderna e acessível.

Em vez dos assentos lado-a-lado do Cessna, o Tucano trouxe a disposições em “tandem”, com aprendiz e instrutor em assentos ejetáveis um atrás do outro. Além disso, o segundo assento estava numa posição elevada para melhorar a visão do segundo piloto.

Os Super Tucanos acompanharam seu “irmão” aniversariante (FAB)

O motor escolhido não poderia ser outro que não PT-6, consagrado turboélice da Pratt & Whitney Canada utilizado em diversas aeronaves, incluindo o Bandeirante.

A FAB recebeu seu primeiros oito T-27, como foi designado, em setembro de 1983, e que receberam as matrículas 1303 a 1310. O 1303 foi o primeiro a chegar à AFA, sendo pilotado pelo  Tenente-Brigadeiro do Ar Délio Jardim de Mattos, então Ministro da Aeronáutica, e o diretor à época do CTA, Major-Brigadeiro do Ar Lauro Ney Menezes.

Além disso, o Tucano resgatou a Esquadrilha da Fumaça, que estava desativada desde a aposentadoria do North American T-6 Texan.

Arte que mostra a pintura do T-27 da AFA nos anos 80 (Rudnei A. Cunha)

Não demorou para que o EMB-312 encontrasse outros interesaddos e logo países como Angola, Argentina, Colômbia, Egito, França, Honduras, Inglaterra, Irã, Iraque, Paraguai, Peru e Venezuela se juntaram ao Brasil, fazendo com que a Embraer produzisse 637 exemplares do modelo.

T-27M renova sua vida útil

Diante do envelhecimento da frota, a FAB decidiu modernizar seus Tucanos remanescentes e iniciou um programa de atualização que incluiu novos aviônicos à aeroanve. O primeiro desses turboélices, designados T-27M, chegou à AFA em dezembro de 2021.

Um sinal que o Tucano ainda terá uma longa carreira da Força Aérea.

Saiba mais sobre a história do T-27 Tucano

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