Último A380 produzido pela Airbus é flagrado na França

Aeronave destinada à companhia Emirates Airline foi flagrada na sede Airbus realizando testes em solo

O último gigante A380 construído pela Airbus foi flagrado nesta semana no aeroporto de Toulouse, na França, onde fica localizada a principal instalação industrial do grupo aeroespacial europeu. Imagens da aeronave foram publicadas no Twitter, pelo perfil Eurospot.

Segundo o autor das imagens, a aeronave realizava testes de motores. Trata-se de um procedimento rotineiro com aviões recém-construídos antes da execução de seu primeiro voo.

O jato flagrado na França é o A380 com número de série MSN 272 e o último dos cinco aparelhos do tipo que ainda serão entregues à companhia Emirates Airlines. Como se sabe, a empresa de Dubai é o maior operador do avião de dois andares da Airbus, com 117 “superjumbos” na frota.

Sem expectativa de conquistar mais pedidos e novos clientes para o A380, a Airbus decidiu, em fevereiro de 2019, encerrar o programa que originou o maior avião de passageiros de todos os tempos, marcando a entrega dos últimos aparelhos para 2021.

O A380 estreou no mercado em 2007, com a companhia aérea Singapore Airlines. Nessa época, a Airbus ainda nutria grandes expectativas com o projeto monumental e aventava a possibilidade de vender mais de 1 mil unidades da aeronave no médio prazo, oferecendo o modelo como uma alternativa mais avançada e eficiente ao Boeing 747. Mas não foi isso que aconteceu.

Em quase 15 anos, a Airbus entregou apenas 246 exemplares do A380 para 14 operadores. Por ser um avião muito oneroso, sua carreira rapidamente ficou comprometida, especialmente com a tendência por aeronaves bimotores mais eficientes. Com a pandemia, o futuro da aeronave ficou ainda mais incerto, tanto que algumas unidades já estão em processo de desmantelamento.

Total
80
Shares
1 comment

Comments are closed.

Previous Post
Tecnam P-Volt

Cliente da Embraer, Widerøe adotará aviões híbridos em breve

Next Post

Próxima fábrica da Airbus será no… espaço!

Related Posts