Veja o primeiro Embraer KC-390 da Força Aérea Portuguesa

Primeiro cliente internacional do Embraer KC-390, FAP tem cinco aeronaves encomendadas; entregas começam em 2023
KC-390 Millennium com o padrão de pintura militar da Força Aérea Portuguesa (Embraer)

Um vídeo produzido pela Embraer em celebração aos 70 anos da Força Aérea Portuguesa (FAP) traz o primeiro deslumbre do KC-390 Millennium destinado a Portugal. A aeronave, com registro brasileiro temporário PT-ZDK, passa atualmente por testes em solo.

Portugal é o segundo cliente da aeronave multimissão da Embraer, depois da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, a FAP encomendou cinco aparelhos, num acordo avaliado em € 827 milhões assinado em 2019. As entregas estão programadas para começar em 2023 e devem ser concluídas até 2027.

Assim como ocorreu no Brasil, o objetivo de Portugal com a aquisição do KC-390 é substituir a antiga frota de turboélices C-130 Hercules, da norte-americana Lockheed Martin. A FAP possui atualmente quatro Hercules em serviço e eles devem continuar em operação por mais uma década.

Os KC-390 encomendados por Portugal têm requisitos semelhantes aos modelos da FAB. Os aviões portugueses serão configurados para realizarem diversas missões civis e militares, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios florestais, transporte e lançamento de cargas e tropas e operações de reabastecimento em voo de outras aeronaves.

A FAP vai receber cinco aeronaves KC-390 entre 2023 e 2027 (Embraer)

Portugal é o maior parceiro internacional do programa KC-390 e participa do desenvolvimento e produção da aeronave. Outros países envolvidos no projeto são a Argentina e República Tcheca, que também são cotados como potenciais compradores do avião militar brasileiro.

Hungria e recentemente a Holanda também encomendaram a aeronave multimissão da Embraer para equipar suas forças aéreas. Esses países, no entanto, pediram a versão C-390, que não possui capacidade de reabastecimento aéreo (a opção com essa habilidade é o KC-390).

Total
19
Shares
Previous Post

SAS entra com pedido de recuperação judicial nos EUA

Next Post

Grupo Latam vende seis jatos Airbus A320 para o “ferro velho”

Related Posts
Total
19
Share