Viagem de Lula à China pode render pedidos de 20 jatos da Embraer

Fabricante fará parte da comitiva do presidente brasileiro em visita ao país asiático, seu maior parceiro comercial, mas que não compra aviões da Embraer há cinco anos
O E190-E2 estreou na aviação comercial em abril de 2018 (Embraer)
Incertezas trazidas pelo coronavírus podem comprometer joint venture entre a Embraer e a Boeing (Embraer)

A participação da Embraer na viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China deverá ser um dos pontos altos da visita. A razão seria o possível anúncio de uma encomenda de 20 jatos comerciais da fabricante, segundo apurou o jornal O Globo.

A informação partiu de interlocutores que estão envolvidos com a organização da comitiva. Já a Embraer não se pronunciou, assim como ocorreu quando AIRWAY enviou questionamentos sobre sua participação na viagem.

Como observamos anteriormente, a Embraer não fecha pedidos de suas aeronaves comerciais há cerca de cinco anos. A última aeronave entregue pela fabricante brasileira no país foi um E195, recebido pela Tianjin Airlines, em dezembro de 2018. Desde então, a empresa não recebeu novos pedidos de clientes chineses.

A expectativa é que, após a certificação do modelo E190-E2, que pode transportar até 114 passageiros, a empresa brasileira esteja próxima de anunciar uma nova encomenda na China.

A família E2 está em serviço desde 2018, mas nesse período não houve pedidos de clientes chineses, com exceção de dez E195-E2 encomendados pela divisão de leasing do ICBC, um banco industrial do país. O ICBC já recebeu cinco desses aviões, mas nenhum voa na China.

A Tianjin Airlines é o maior operador de jatos Embraer na Ásia, com mais de 60 aeronaves (Embraer)
A Tianjin Airlines recebeu o último E-Jet novo na China em 2018 (Embraer)

Sombra do ARJ21

Embora a Embraer não tenha qualquer impedimento para vender produtos na China, a demora em obter a certificação dificultou esse processo. A empresa espera, inclusive, a aprovação da versão E195-E2, que tem sido mais bem sucedida nas vendas.

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Vale lembrar que nem mesmo a Airbus, uma parceira mais próxima dos chineses, inclusive por ter uma linha de montagem local, conseguiu vender o A220, rival dos aviões brasileiros.

Um dos entraves para que os E-Jets de segunda geração sejam vendidos na China chama-se ARJ21. O jato regional da COMAC, que foi baseado no americano DC-9 e suas atualizações, monopoliza as atenções das companhias aéreas chinesas, que já receberam mais de 100 aeronaves do modelo.

A despeito de o ARJ21 ser menor que o E190-E2 e certamente bem menos eficiente, não se tratam de impeditivos suficientes para que suas clientes, todas estatais, decidam operá-lo.

A visita brasileira nos próximos dias será uma oportunidade para provar que a Embraer pode participar do mercado chinês sem incomodar os planos do governo de Xi Jiping.

O ARJ21-700 de número 100: favorito na China (Reprodução)

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  1. Ultimo Pedido de aviões para a china foi em dezembro de 2018, mas em 2019, antes mesmo que o Brasil, a china foi marcada pela pandemia do covid 19 e permanecendo com suas medidas de proteção até janeiro de 2023 (até o momento). Qual país em sã consciência compraria aviões com um periodo extremo de trafego reduzido??

    Utilizar o Jornal Globo para referencia foi sacanagem

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