Vídeo: antigo avião Antonov An-2 bate em árvores após decolar de pista improvisada na Suécia

Biplano dos tempos da União Soviética era pilotado por Kjell Brattfors que tentou usar um campo ao lado de uma estrada na cidade de Vårgårda. Os cinco ocupantes só tiveram ferimentos leves
O An-2 que se acidentou (Kjell Brattfors)

Mais popular aeronave da União Soviética, o Antonov An-2 é considerado uma espécie de pau para toda obra, capaz de executar diversos tipos de missões além de possuir uma resistência que o torna apto a operar de qualquer lugar.

Talvez tenha sido esse um dos motivos que fez o piloto sueco Kjell Brattfors, 78 anos, tentar algo extremamente arriscado com o An-2 de registro SE-KCE no sábado, 8 de julho, em Vårgårda, cidade próxima de Gotemburgo, na Suécia.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Segundo relatos locais, Brattfors pretendia decolar de uma estrada, mas por conta do tráfego optou por usar um campo ao lado. A pequena distância disponível e a existência de árvores relativamente altas desencorajavam qualquer tentativa, mas o piloto não considerou o risco e tentou decolar.

O Antonov An-2 voou pela primeira vez em 1947 e foi produzido até 2001 (Wikipedia)

Um vídeo gravado por locais mostra o An-2 acelerando e saindo do chão com dificuldade, com a asa direita inclinando para baixo até que a aeronave atinge a copa das árvores e desaparece nas folhagens.

Bem, mas ocupado

O mais incrível é que, a despeito do impacto impressionante, os cinco ocupantes (o piloto e quatro passageiros) só tiveram ferimentos leves.

O An-2R SE-KCE foi fabricado em 1981 e exibia uma pintura com um falso registro soviético “CCCP – 84592” e as incrições e logo da Aeroflot.

Em seu perfil no Facebook, Kjell Brattfors, 78 anos sendo 30 deles voando o An-2, tranquilizou seus amigos e seguidores afirmando que estava bem mas “bastante ocupado”.

As autoridades suecas de aviação irão investigar o acidente. O venerável An-2, mesmo após o choque, ainda preservava a fuselagem e a empenagem quase intactas.

Total
0
Shares
Previous Post
Caça Lockheed Martin F-16 - Força Aérea da Turquia

EUA encaminham acordo para Turquia ter 40 novos caças F-16

Next Post

Austrália enviará à Alemanha avião de vigilância para vigiar a Ucrânia

Related Posts
Total
0
Share