VÍDEO: Dois aviões Embraer AT-27M Tucano colidem no ar na Colômbia

Aeronaves da Força Aérea estavam em voo de formação com outros três Tucanos quando se tocaram. Um dos pilotos faleceu na queda
Momento em que os dois AT-27M Tucanos se chocam

A Força Aérea Colombiana (FAC) perdeu um de seus turboélices de treinamento AT-27M Tucano nesse sábado após um choque no ar por volta de 17h30 (horário local).

As aeronaves fabricadas pela Embraer participavam de um voo de treinamento com outros três Tucanos quando dois deles se tocaram (veja vídeo abaixo).

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O choque provocou um incêndio em um dos aviões que girou sem controle até o solo. As imagens parecem mostrar uma ejeção, mas não é possível confirmar.

A outra aeronave consegue estabilizar o voo e fez um pouso de emergência, segundo a Força Aérea . O piloto do primeiro avião, o tenente-coronel Mario Andrés Espinosa González, morreu.

Os dois AT-27M faziam parte do Comando de Combate Aéreo nº 2, baseado em Apiay, Meta. A Força Aérea Colombiana afirmou que que uma comissão de fiscalização foi enviada ao local do acidente a fim de realizar investigações para apurar as causas do choque.

Cliente da Embraer

A Força Aérea Colombiana possuía até o acidente 14 turboélices Tucano, que passaram por um processo de modernização feito pela Embraer e concluído em 2020.

AT-27M Tucano da Força Aérea Colombiana (FAC)

As aeronaves foram redesignadas como AT-27M após receberem novos aviônicos Collins, duas telas digitais no lugar de mostradores analógicos e uma revisão em suas estruturas para prologar a vida útil em 15 anos.

Além do Tucano, a FAC também opera 24 A-29 Super Tucano, versão de ataque leve do turboélice.

Total
0
Shares
3 comments
  1. Cara triste viu e o pior esses tipos de acidentes são mais comum do que parece principalmente com aeronaves militares pelo visto e um tempo atrás foi um acidente na Espanha envolvendo um caça supersônico (o piloto conseguiu ejeta com segurança). E que Deus conforte a família desses militares e que Deus os tenham em um lugar melhor( Desçem em paz guerreiros)

  2. Lamentável a morte deste piloto,logicamente era um jovem na plenitude da vida.
    Meus pêsames ao familiares deste jovem.

  3. um A-29 super tucano do Afeganistão se chocou vom um caça do Uzbequistão, quando era escoltado para aquele país, depois da debandada geral nas forças afegãos, treinada pelos EUA.

Comments are closed.

Previous Post

Maior show aéreo russo, MAKS 2023 foi cancelado

Next Post

Primeiro E190-E2 da Madagascar Airlines será entregue em setembro

Related Posts
Total
0
Share