Voo da LATAM vai trazer chama olímpica ao RJ

Primeira aeronave do grupo com a nova identidade visual decola está noite de Genebra, na Suíça, em direção ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016
A LATAM deixará de voar para a Florida partindo do Rio
A LATAM deixará de voar para a Florida partindo do Rio
O Boeing 767 da Latam ganhou customização "Olímpica" para trazer a chama (LATAM)
O Boeing 767 da Latam Airlines ganhou customização “Olímpica” para trazer a chama (LATAM)

Na manhã desta segunda-feira (2), pousou em Genebra, na Suíça, o voo JJ9750 da Latam Airlines que irá trazer a “chama Olímpica” para o Brasil. Em uma operação especial, um Boeing 767-300ER da companhia partiu ontem (1º) do Rio de Janeiro/Galeão às 18h00. A aeronave é a primeira a apresentar a nova identidade visual do grupo Latam (Tam e Lan Chile) e traz uma identificação especial em alusão ao Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

A chama será embarcada no voo JJ9751, que deve decolar às 22h45 de Genebra, com previsão de aterrissagem em Brasília às 6h30 de amanhã (3). Para marcar a chegada em terras brasileiras, o voo será escoltado por dois caças da Força Aérea Brasileira (FAB).

Assim que chegar à capital federal, o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 percorrerá 300 cidades brasileiras. Durante o percurso, a companhia aérea também será responsável por fazer o transporte entre 13 cidades utilizando uma aeronave modelo A319, da Airbus, também com a logomarca do revezamento do tour da tocha: Teresina, Palmas, São Luís, Imperatriz, Belém, Macapá, Santarém, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande.

O revezamento da Tocha Olímpica durará 95 dias, culminando com a cerimônia que acende a pira no estádio do Maracanã, em 5 de agosto de 2016.

O transporte da chama

A Tocha Olímpica, como é vista comumente, só será acesa quando chegar a Brasília, enquanto que a chama Olímpica, que nunca se apaga, será transportada na cabine de passageiros. O fogo ficará aceso em quatro lamparinas fechadas e alimentadas por querosene.

Um suporte especialmente desenvolvido será utilizado para fixar, de forma segura, a lamparina com a chama ao assento da aeronave. Isso evita que o suporte se mova ao longo das horas de voo. Vale salientar que o tecido das poltronas e carpetes da aeronave já são, por padrão, revestidos de um material não inflamável, que restringe a propagação de chamas.

A chama olímpica chega ao Rio de Janeiro na terça-feira (LATAM)
A chama olímpica vai viajar junto com os passageiros na cabine (LATAM)

O voo será composto por uma tripulação de quatro pilotos e nove comissários, que estão entre os mais experientes da companhia para atuar no Boeing 767-300ER. Todos os profissionais são treinados seguindo padrões internacionais de segurança de voo e receberão informações específicas sobre o transporte da chama. Cada lamparina será também acompanhada de um membro do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016.

As lamparinas com a chama olímpica viajaram na cabine, junto com os passageiros (LATAM)
As lamparinas com a chama olímpica viajaram na cabine, junto com os passageiros (LATAM)

Entre os cerca de 100 passageiros do voo, estarão presentes membros do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, executivos da Latam e atletas.

Veja mais: Latam Airlines revela nova pintura de suas aeronaves

Total
0
Shares
Previous Post
Em quatro horas, o avião pode ser preparado e enviado para qualquer parte do mundo (T2 Aviation)

Boeing 727 é convertido para limpar manchas de óleo no mar

Next Post
Boeing 737 MAX pousa no Aeroporto de La Paz, a 4.050 metros de altitude (Boeing)

Novo Boeing 737 MAX completa testes em grandes altitudes

Related Posts
Total
0
Share