FAB faz primeira entrega de suprimentos na nova Estação Antártica Comandante Ferraz

Cargueiro Hercules transportou cerca de duas toneladas de suprimentos para os integrantes da nova base brasileira na Antártica
Como agora é inverno na Antártica, o Hercules lançou os suprimentos de paraquedas (FAB)

Um cargueiro militar C-130 Hércules, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou pela primeira vez suprimentos para a nova base do Brasil na Antártica, a Estação Antártica Comandante Ferraz, inaugurada em janeiro deste ano na ilha Reo George, na Baía do Almirantado. A missão ocorreu entre os dias 26 e 28 de agosto.

Segundo a FAB, a aeronave transportou cerca de duas toneladas de alimentos, medicamentos e equipamentos que serão usado pelos integrantes da Estação, que devido aos protocolos de enfrentamento ao novo coronavírus não recebiam apoio logístico aéreo há cinco meses.

Como agora é inverno na Antártica, os suprimentos foram entregues na base brasileira pelo método CDS (Container Delivery System), com as cargas lançadas de paraquedas pela porta traseira da aeronave. Em outras época, quando o clima é favorável, o avião pode pousar na região.

Segundo o comandante da aeronave, Major Aviador André Nicolazzi da Rocha, apesar das intempéries do local a missão foi cumprida conforme o previsto. “Realizamos o lançamento da carga em nove passagens e todo material foi entregue na Estação com precisão”, explicou o oficial.

O Brasil faz parte do grupo de países signatários do Tratado Antártico, um acordo que possibilita as pesquisas científicas na região. Ao longo desses 37 anos, por meio do apoio aéreo, a FAB tem contribuído para viabilizar a presença do país na Antártica, uma vez que as características geográficas e o clima extremo dificultam o acesso ao continente.

Veja mais: Dona de quase 100 jatos Embraer ERJ-145, ExpressJet anuncia fim das operações

Total
0
Shares
Previous Post

Inédito avião-radar de porta-aviões chinês é visto pela primeira vez

Next Post

Sucessor do A320 será capaz de voar com apenas um piloto

Related Posts
Total
0
Share