Novo drone turco Kizilelma completa primeiro voo

Aeronave de combate não tripulada é projetada pela Baykar, fabricante da Turquia que vem ganhando fama com o drone TB-2 Bayraktar usado pelas forças armadas da Ucrânia
Kizilelma: drone turco ainda não tem data para entrar em serviço (Baykar)

Decolou pela primeira vez na última quarta-feira (14) o novo drone Kizilelma (maça vermelha, em turco) projetado pela fabricante Baykar Technology, da Turquia. O voo de teste foi realizado a partir de uma base da força aérea turca na província de Corlu, a cerca de 85 km de Istambul.

Pelo Twitter, o diretor de tecnologia e um dos fundadores da companhia, Selçuk Bayraktar compartilhou um vídeo da aeronave não tripulada alçando e voo e celebrou o marco com pitadas de humor e espiritualidade. “Não conseguimos mais segurá-lo no chão! Ele voou! Graças ao Senhor”, escreveu o executivo na rede social.

Com um design furtivo típico de caças de quinta geração, o Kizilelma vem sendo apontado como uma das maiores obras da engenharia aeroespacial da Turquia ao lado do futuro jato de combate nacional TF-X, projetado pela Turkish Aerospace Industries.

Segundo o Baykar, o novo drone é desenvolvido para operar como uma espécie de auxiliar de aeronaves tripuladas em combates, atuando como um ala (ou wingman, no termo em inglês). O aparelho é proposto para uma série de missões, como apoio aéreo aproximado, supressão e destruição de defesas aéreas e ofensivas estratégicas.

O Kizilelma também é projetado para operar em porta-aviões/helicópteros de pistas curtas, como o TCG Anadolu, navio de ataque anfíbio que será incorporado pela marinha turca em breve.

Novo projeto da Baykar, o jato de combate não tripulado Kizilelma tem design furtivo (Baykar)

Sobre o desempenho, a Baykar informa que o drone stealth (“invisível” aos radares) é projetado para voar por cinco horas, alcançar velocidades de até 900 km/h e altitude máxima de 35.000 pés (10.668 metros). O aparelho tem peso máximo de decolagem de 5.500 kg, sendo 1.500 kg de carga útil.

Os drones turcos ganharam os holofotes em meio à guerra de Nagorno-Karabakh, que eclodiu em 27 de setembro de 2020, entre a Armênia e o Azerbaijão, que é um tradicional aliado de Ancara e de quem recebeu os drones Baykar TB2 Bayraktar usados no conflito contra os armênios.

Bayarktar TB2: barato e letal (Baykar)

A consagração do Bayraktar, no entanto, ocorreu neste ano pelas mãos de militares da Ucrânia em enfrentamentos contra as forças armadas da Rússia, o que rendeu até uma música em homenagem ao drone militar.

Total
0
Shares
Previous Post

SAAB vai atualizar caças Gripen C/D da força aérea da Suécia

Next Post

Air India deverá se tornar a nova cliente do Boeing 777X

Related Posts
Total
0
Share