A220 com fuselagem “esticada” continua nos planos da Airbus

CEO da Airbus declarou que o mercado tem interesse no suposto “A220-500”, embora o projeto não seja uma prioridade no curto prazo

O A220 é produzido pela Airbus em fábricas no Canadá e nos EUA (Airbus)

Guillaume Faury, CEO da Airbus, declarou nesta quinta-feira (16), durante a divulgação do resultado anual da fabricante, que o lançamento de uma nova variante do A220 com fuselagem alongada é um “questão de quando e não se”.

O executivo, que chamou a versão de A220-500, relatou que o projeto não é uma prioridade para a Airbus no curto prazo, embora o mercado tenha um “apetite muito forte” pelo produto.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Como explicou Faury, a fabricante está considerando para a nova variante do A220 “diferentes opções de arquiteturas e similaridades” com os modelos -100 e -300 disponíveis. “Ainda não congelamos como seria (o projeto do A220-500)”, disse o CEO da Airbus.

Receba notícias quentes sobre aviação em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do Airway.

Em setembro do ano passado, o executivo afirmou que o A220-500 era pensado para acomodar entre 150 e 170 passageiros. Faury, porém, não comentou sobre o desempenho pretendido para a aeronave, que pode ter uma capacidade semelhante a do A319neo.

Projetado originalmente pela canadense Bombardier e lançado com o nome CSeries, o programa foi assumido pela Airbus em 2020. Renomeado como A220, a aeronave rapidamente se tornou um sucesso de vendas sob a direção do grupo europeu, que até o momento registrou cerca de 800 pedidos pelas duas opções do jato.

No entanto, o programa segue trazendo prejuízos à fabricante, que está empenhada em aprimorar a eficiência de produção do jato e em oferecer uma performance melhor.

O A220-500 poderia comportar ao menos 170 assentos (AIRWAY)

Posts Similares