Abaixo da meta: Embraer entregou 57 jatos comerciais em 2022

Aumento nas entregas de aeronaves comerciais e executivas foi 12,7% comparado a 2021; carteira de pedidos atual atingiu US$ 17,5 bilhões
Em 2023, o E2 deve responder por 60% das entregas, enquanto o E1 ficará com 40%, prevê a Embraer (Divulgação)

A Embraer informou nesta sexta-feira (17) que entregou 80 aeronaves no quarto trimestre de 2022, sendo 30 jatos comerciais e 50 executivos. No resultado consolidado do ano passado, a fabricante enviou aos clientes 159 aviões (57 jatos comerciais e 102 executivos). Com esse resultado, a empresa aumentou em 12,7% o número de aeronaves entregues comparado a 2021.

No último trimestre de 2022, a Embraer Aviação Comercial entregou 14 jatos E175 e três E190, concluindo os pedidos pelo E-Jet intermediário de primeira geração. A empresa ainda despachou um E190-E2 e 12 E195-E2 nos três meses finais do ano passado. Já a divisão de aviação executiva entregou dois Phenom 100, 31 Phenom 300, seis Praetor 500 e 11 Preator 600 no período.

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Ao longo do ano, o avião comercial mais vendido da fabricante brasileira foi novamente o E175, que somou 35 unidades entregues. Em seguida, pela ordem de volume de entregas, aparecem o E195-E2 (18 unidades entregues), o E190 (três unidades) e o E190-E2 (uma unidade). Por sua vez, a Embraer Aviação Executiva entregou em 2022 um total de sete jatos Phenom 100, 59 Phenom 300, 15 Praetor 500 e 21 Praetor 600.

Entregas de jatos da Embraer por segmento

Carteira de pedidos

Até 31 de dezembro de 2022, a carteira de pedidos firmes a entregar da Embraer Aviação Comercial somava 291 aeronaves avaliadas em US$ 17,5 bilhões. A lista de encomendas inclui 90 jatos E175 de primeira geração, sete modelos E190-E2 e 194 E195-E2. Por questões estratégicas, a empresa não divulga a carteira de pedidos de jatos executivos.

Carteira de pedidos firmes da Embraer até 31 de dezembro de 2022

Resultado da Embraer Aviação Comercial bateu na “trave” da meta

Com 57 jatos comerciais entregues em 2022, a Embraer não alcançou por muito pouco a meta que havia estipulado no ano passado. A empresa esperava fechar o ano com pelo menos 60 aeronaves enviadas aos clientes.

Marcos da Embraer em 2022

Na Aviação Comercial, a Embraer confirmou no 4T22 um pedido firme de US$ 1,17 bilhão para o fornecimento de 15 novas aeronaves E195-E2 a um cliente não divulgado. A empresa também confirmou outro pedido firme de cinco E195-E2 da Binter por US$ 389,4 milhões a preço de tabela.

Outro marco foi a certificação do E190-E2 na China, bem como a certificação dos E-Jets E2 (E195-E2 e E190-E2) no Canadá. Em dezembro passado, a Porter Airlines recebeu cinco E195-E2s. A companhia aérea canadense encomendou 50 E195-E2 no total. Durante o trimestre, a Embraer entregou três novas aeronaves E190 para a CIAF Leasing, empresa sediada no Cairo, Egito.

Jatos E190F e E195F: programa de conversão foi lançado em 2022 (Embraer)

Na área de Serviços & Suporte, a Embraer assinou dois contratos de serviços de manutenção pesada com a Envoy Air Inc. e com a JSX, totalizando US$ 72 milhões. Além disso, a TUI assinou um contrato para o Programa Pool para apoiar a frota de jatos E195-E2. Além disso, a NAC assinou um contrato firme para até 10 novas conversões de aeronaves de carga E190F/E195F.

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