Embraer entregou os últimos E190 de primeira geração à empresa do Egito

E-Jets da primeira geração foram entregues à CIAF Leasing, empresa de arrendamento de aeronaves com sede no Egito; aviões serão alugados à Air Cairo
Embraer E190 (Embraer)

Fim da linha para o Embraer E190 da primeira geração. A fabricante brasileira entregou nesta quinta-feira (22) à CIAF Leasing, do Egito, as três últimas unidades da aeronave da série E1 que ainda constavam na carteira de pedidos firmes. Ao todo, foram produzidos e entregues 568 exemplares do jato regional entre 2005 e 2022.

“Os três novos E190 serão uma excelente adição à nossa crescente frota de E-Jets da Embraer”, disse Salah Hashem, presidente e CEO da CIAF Leasing. A empresa de arrendamento egípcia já era dona de outros três jatos da Embraer, sendo dois E190 e um E170. Os novos aviões novos serão alugadas à companhia de voos charter Air Cairo.

Stephan Hannemann, vice-presidente para o Oriente Médio e África da Embraer Aviação Comercial, celebrou a entrega dos aviões: “É bom ver um parceiro de longo prazo como a CIAF recebendo mais aeronaves e trazendo outro novo operador de E-Jet para a família Embraer, encerrando um ano de avanços significativos para a Embraer na região.”

A Embraer não entregava um E190 da primeira geração desde setembro de 2020, quando enviou um jato do tipo para Air France Hop (divisão de voos regionais da Air France).

Modelo da segunda geração, o E190-E2 estreou no mercado em abril de 2018 com a companhia aérea Widerøe, da Noruega. Até o terceiro trimestre deste ano, a Embraer recebeu 20 encomendas pela aeronave e entregou 17 unidades. Outra opção da família E2, o E195-E2 tem números melhores: soma 227 pedidos firmes e 39 exemplares entregues desde setembro de 2019 – a Azul Linhas Aéreas foi o primeiro cliente.

O E190-E2 é o primeiro avião a jato da Widerøe, empresa que já tem mais de 80 anos de mercado (Thiago Vinholes)
A Widerøe foi o operador de lançamento do jato E190-E2 (Thiago Vinholes)

Apesar da entrega dos últimos E190, a série E1 continua em produção ao lado dos novos modelos da família E2. A Embraer tem 103 pedidos firmes a entregar do E175, jato regional que ainda não avançou para a nova geração – o programa E175-E2 foi congelado no começo deste ano e deve ser retomado somente em meados de 2027 ou 2028.

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