Aeroporto de Guarulhos adota tratores elétricos
Veículos com motorização elétrica substituem modelos antigos com motores diesel


O serviço de “ground handling” do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) começou a ser realizado em agosto com veículos elétricos. A dnata, empresa que presta o atendimento de solo no terminal, adquiriu 15 novos tratores com motorização elétrica. Os equipamentos substituíram outros dez tratores como motor diesel, retirados de operação.
O modelo escolhido para o serviço é o TLD Jet-16, importado da China. Ao todo, o investimento foi de R$ 1,4 milhão. Os veículos de zero emissão de poluentes serão utilizados para rebocar carretas de bagagem, carga e correio entre as aeronaves e os terminais.
“Estamos em sintonia com a preocupação global de proteger o meio ambiente e tornar a nossa operação cada vez mais sustentável. Gradativamente, vamos substituir todos os equipamentos por mais modernos e menos poluentes”, disse Ricardo Morrison, CEO da dnata no Brasil.
A meta da empresa é trocar todos os tratores usados em GRU por modelos elétricos, o que vai demandar mais 29 unidades.
A dnata atende 3.180 voos regulares todos os meses no aeroporto de Guarulhos. No Brasil, a empresa também oferece serviços de ground handling em 26 aeroportos, incluindo os terminais do Galeão, no Rio de Janeiro, e Viracopos, em Campinas.
Veja mais: Aeroporto de Congonhas será concedido à iniciativa privada